Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chefe do Patrimônio Histórico de Teresópolis recebe Troféu Tiradentes

Regina Rebello exibe o diploma
Chefe do Patrimônio Histórico de Teresópolis recebe Troféu Tiradentes
Solenidade marcou também a comemoração dos 52 anos da Academia Teresopolitana de Letras


Teresópolis, 29 de abril de 2013 - Uma noite de gala, com diversas atrações, marcou a solenidade de entrega do Troféu Tiradentes 2013, realizada no último sábado, 27 de abril, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovida pela Academia Teresopolitana de Letras (ATL), a premiação homenageou este ano a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello, por sua relevante atuação na defesa da memória municipal.

A solenidade, que também marcou a comemoração pelos 52 anos de fundação da ATL, contou ainda com apresentações musicais, teatro, poesia e homenagem ao Colégio Estadual Euclydes da Cunha, que completou 100 anos em 2012.

A cerimônia contou com a presença de diversos acadêmicos, além de muitos convidados. Presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira abriu a solenidade, explicando a premiação. “É uma grande satisfação estar aqui nesta noite em que a ATL se reúne com a nata cultural de Teresópolis para comemorar seus 52 anos. Este momento se torna ainda mais importante por ser também a entrega do Troféu Tiradentes, uma iniciativa da nossa academia que, desde 2005, elege uma única pessoa por ano para homenagear. Sem dúvida, nossa homenageada deste ano é muito especial”, destacou.
A Casa de Cultura ficou cheia para a comemoraçãoAcadêmicos, amigos e convidados prestigiaram a solenidade
Homenagens

A homenagem à professora Regina Rebello foi anunciada pela acadêmica e amiga Neli Pampillón, que discorreu sobre a trajetória de Regina, lembrando alguns feitos de sua carreira. Pesquisadora, formada em vários cursos e condecorada com várias honrarias, além de guardiã de documentos públicos que contam a história local, Regina Rebello participou ainda da educação no município, como professora nas escolas Euclydes da Cunha, Presidente Bernardes, Francisco Maria Dallia, Hygino da Silveira e no Centro Regional de Educação e Cultura, CRECT-RJ.

Muito emocionada, Regina agradeceu a premiação. “Sinto-me honrada em receber este troféu. Venho trabalhando no Patrimônio Histórico há 25 anos e, ao longo deste tempo, alcançamos diversas conquistas. Conquistas que muito me orgulham e que fazem parte da história de Teresópolis. Só tenho a agradecer à Secretaria de Cultura por todo o apoio recebido e à ATL pelo reconhecimento ao trabalho através desta premiação”, comentou.

O outro homenageado da noite foi o Colégio Estadual Euclydes da Cunha, pelo trabalho executado em prol da educação de Teresópolis. Representando a instituição, o diretor José Nildo Amorim recebeu a honraria. “Fico emocionado em ser lembrado e divido esta homenagem com os professores aqui presentes e ex-diretores da escola, todos responsáveis pelo sucesso do Euclydes, cuja história praticamente se confunde com a da cidade”, disse. Também foi lembrado ao longo da noite o artista plástico Gutierrez, responsável por esculpir o Troféu Tiradentes com design diferente a cada ano.

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que também é acadêmico, fez parte da mesa e falou sobre a comemoração. “Fico feliz ao ver a ATL celebrando 52 anos. A história da Academia tem grande ligação com a cultura de Teresópolis. É uma entidade forte, unida pelo mesmo ideal desde 1961, e que tem na Casa de Cultura, que também é a casa da ATL, um de seus principais feitos. A Casa de Cultura surgiu a partir da luta dos acadêmicos, pessoas que ousaram pensar grande e que valorizam a cultura da cidade”, disse. “A própria indicação de Regina Rebello ao Troféu Tiradentes deixa claro este pensamento, que vai de encontro aos propósitos da Secretaria de Cultura. Nossa preocupação com o Patrimônio Histórico fez com que o setor fosse valorizado, contando hoje com uma equipe maior e tendo sede em uma casa de memória. Por isso, a indicação de Regina ao troféu se torna ainda mais significativa para a equipe da secretaria”, completou o secretário, que ainda aproveitou a ocasião para anunciar os eventos comemorativos pelos 25 anos da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a serem realizados durante o mês de maio.
Vice-presidente da ATL, Jorge Bragança, o presidente da ATL, Delmo Ferreira (em pé), os acadêmicos Neli Pampillon e Wanderley Peres e vereador Carlão

Atrações diversas

A solenidade da Academia Teresopolitana de Letras teve ainda outras atrações. Os acadêmicos Paulo Paranhos e Natache Medina – que também foi mestre de cerimônias da noite – falaram sobre Tiradentes, patrono da ATL. Jorge Bragança, vice-presidente da entidade, foi o encarregado do elogio à Academia e destacou momentos importantes da entidade, como a ata da primeira reunião, episódios, histórias, membros ilustres e curiosidades. Clara Waissman declamou poesia de sua autoria, enquanto Delmo Ferreira fez uma homenagem póstuma, recitando poesias de Toni Marins e Gastão Neves. Na área de circulação, livros de diversos acadêmicos estiveram em exposição durante toda a noite.

Encerrando a cerimônia, foi encenado o esquete O Corpo, de Natache Medina. A leitura dramatizada foi estrelada pelos atores Samir Murad, Rita Ávila e João Lucas Medina, surpreendendo e encantando a plateia, que aplaudiu de pé o espetáculo. E, fechando a noite, a apresentação musical comandada pelo músico Marcos André e o Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que conquistou e contou com a participação de acadêmicos e convidados.
A chefe do Patrimônio Histórico, Regina Rebello, no momento da premiação, entregue pelo presidente Delmo Ferreira
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário