A Emater-Rio de Janeiro lançou o Projeto “Aquaponia”, que tem por objetivo associar a produção de pescado à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes. Aproveita-se a produção de peixe para melhorar a produção de hortaliças.
Cerca de 50 pessoas entre produtores, professores, secretários de municípios vizinhos e alunos da Feso compareceram ao evento que aconteceu no dia 18.03, no Sítio Nogueira, na localidade de Sebastiana.
A palestra de lançamento foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e professor José Nestor de Souza, da Emater Vassouras. Ele salientou a importância de se buscar alternativas saudáveis para diminuir o uso de defensivos agrícolas.
Segundo o professor, o uso de fertilizantes industrializados na agricultura está diretamente ligado à queima de combustíveis fósseis para sua produção, o que traz grandes prejuízos ao meio ambiente. A aquaponia recicla os nutrientes dos peixes para as plantas fazendo com que se produzam alimentos sem impactar o meio ambiente.
O vereador José Carlos da Estufa foi um dos produtores de hidroponia que se encantou com a nova técnica de uso racional da água. Ao tomar conhecimento da possibilidade de conciliar a produção de verdura, que é de grande importância para nossa cidade, com a piscicultura, ficou tão motivado que ofereceu sua casa para que fosse feito o lançamento do projeto: “Estamos hoje plantando uma semente que vai crescer e aumentar a renda dos produtores. Quem produz peixe, passará a produzir verduras; quem produz verdura, produzirá também o pescado”, afirmou o vereador.
Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário