Secretaria de Educação estimula leitura e resgata tradições nativas através da contação de histórias
Teresópolis, 30 de abril de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação, através do projeto itinerante de contação de histórias “Canta Enquanto Conta”, está incentivando a produção textual e o gosto pela leitura nos alunos da Rede Municipal de Ensino, além de trabalhar a musicalidade e suas relações com o meio físico e social, resgatando um pouco da cultura nativa do indígena brasileiro. Através da história “Lenda das Cataratas do Iguaçu”, os alunos tomam contato com as crenças dos índios Caingangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, e desenvolvem diversas atividades sobre o tema, aprendendo a famosa “dança da chuva”.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o projeto “Canta Enquanto Conta” tem obtido êxito em desenvolver nos alunos o interesse pela leitura. “A criança deve ter oportunidades de também vivenciar a leitura e a escrita, pois a partir do contato com diferentes materiais escritos, histórias e atividades, passa a compreender suas diferentes funções, uma vez que a leitura e a escrita são importantes tanto na escola quanto fora dela”, analisou o Secretário.
Criado pela professora Adalgisa de Carvalho, o projeto “Canta Enquanto Conto” está inserido dentro da proposta da Secretaria Municipal de Educação “Cores, formas, letras e movimentos – Brasilidade em 200” e o ponto de partida, a coordenação das atividades junto aos professores e o acompanhamento quinzenal serão desenvolvidos pelos contadores de histórias, levando um tema motivador para o início do projeto, com histórias, músicas e oficinas de atividades.
No desenvolvimento do tema indígena, os alunos confeccionam diversos materiais com suas professoras, que os ajudam a recontar a história trabalhada. Essas atividades auxiliam os alunos em diversas disciplinas além de desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil; sequência de fatos; coordenação de movimentos; expressão gestual, oral e plástica; criatividade; imaginação; memória; socialização e vocabulário.
“É preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprender a ler usando os procedimentos que os bons leitores utilizam. Não somente se aprende a ler lendo e a produzir produzindo, como, também, se aprende a ler produzindo e a produzir lendo. À medida que as crianças leem um tipo de texto, aprendem a produzi-lo e vice-versa”, explica a professora Cláudia Coelho, que faz parte da equipe de contação de histórias do projeto.
A professora Valéria de Mello Barros, que também faz parte da equipe de contação de histórias e é uma das adaptadoras dessa nova fase do Projeto Canta Equanto Conto, chama a atenção da parceria com as escolas e os professores. “O projeto está sendo muito bem recebido e cada turma atendida desenvolve atividades além das que levamos para as escolas. As professoras têm abraçado o projeto e dado continuidade, incentivando a leitura e recontando as histórias com seus alunos”, comemora a professora.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Valéria Barros
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário