Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeito Arlei participa do lançamento do Compra Mais do Sebrae-RJ

(da direita para a esquerda) Diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Jésus Mendes Costa, Prefeito Arlei, Vice-prefeito Márcio Catão e o Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal
Prefeito Arlei participa do lançamento do Compra Mais do Sebrae-RJ

Programa incentiva a participação das micro e pequenas empresas em licitações públicas

Teresópolis, 10 de abril de 2013 – O Prefeito Arlei e o Vice-prefeito Márcio Catão participaram, nesta terça-feira, 9, do lançamento do programa Compra Mais na Região Serrana realizado pelo Sebrae-RJ e pelo Governo do Estado. O evento aconteceu na sede regional do Sebrae, em Petrópolis, e reuniu, além dos diretores do órgão, prefeitos e gestores públicos das cidades de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis.

O programa foi desenvolvido para atingir os 92 municípios do estado e prevê a realização de ações com os gestores públicos e com os empresários. Na ocasião, além do seminário para conscientização dos gestores sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios de sua cidade e fortalecer não apenas os empreendimentos, mas principalmente a economia local, foram apresentadas todas as etapas do programa que visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.
“Para fazer parte do programa, as empresas precisam se inscrever e participar das oficinas”, explicou a Gerente Regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista
Para o Prefeito Arlei, a proposta do Sebrae vem ao encontro dos interesses de sua gestão em dinamizar a economia do município. “Com certeza este programa é muito importante para Teresópolis, visto que os recursos serão investidos dentro da própria cidade, desenvolvendo nossa economia. O Sebrae sempre foi parceiro das nossas ações e em conjunto com ele, estamos programando a inauguração da Casa do Empreendedor em Teresópolis para vai facilitar o processo burocrático do empreendedorismo. Acredito que em junho já estaremos com a instituição aberta e funcionando para o público”, anunciou Arlei.

Segundo o Vice-prefeito Márcio Catão, as informações colocadas durante o seminário serão importantes para a evolução de várias secretarias do município. “Temos grande satisfação em ter o Sebrae como parceiro da nossa região nesses últimos oito anos. Cabe agora a nós, gestores públicos, planejar e executar as ações com determinação e eficácia. O projeto é muito bom e vamos aproveitar esta oportunidade. O dinheiro tem que ficar no município e o Sebrae veio para dar esse suporte técnico”, definiu.

De acordo com o Diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, cada município desenvolverá o programa de acordo com a sua realidade “O Programa Compra Mais tem o objetivo de utilizar o poder de compra de cada município. Calcula-se hoje que as cidades não chegam a comprar 10% das empresas instaladas na região. Se dobrarmos este índice, o volume dos recursos circulando em cada cidade seria bastante significativo”, salientou Vasquez.
 Prefeito Arlei participa de seminário de lançamento do Compra Mais do Sebrae-RJ, em Petrópolis Diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, explica: cada municio desenvolverá  o programa de acordo com a sua realidade
O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Jésus Mendes Costa, falou da importância da regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que prevê uma série de medidas para criar um ambiente favorável para a realização de negócios. “As micro e pequenas empresas precisam ter mercado para vender seus produtos, por isso a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estabeleceu que os poderes públicos devam comprar dessas empresas fortalecendo os empreendimentos e a economia da sua cidade. Nossa intenção é dar conhecimento às prefeituras de como este programa vai funcionar e quais os incentivos que farão parte desta iniciativa para que tudo isso aconteça. As prefeituras devem prestigiar as empresas de sua região, porque elas também são um veículo de equilíbrio socio-econômico do município”, explicou Jésus.

A Gerente Regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista, explicou como os empresários devem proceder para fazer parte do projeto. “As empresas precisam se inscrever e participar das oficinas para tomarem ciência da documentação necessária e de qual tipo de compra elas vão poder participar para aumentar esta fatia do mercado”.

O Programa Compra Mais

Trata-se de um amplo programa de aproveitamento do poder de compra do Estado e dos Municípios para a promoção do desenvolvimento local. O programa engloba: capacitação de gestores públicos estaduais e municipais, capacitação de fornecedores locais no tema licitações, realização de rodadas de negócios entre governo e empresários, mobilização e palestras.

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário