Quartas Ambientais aborda planejamento e gestão para o enfrentamento dos riscos e desastres naturais na Região Serrana-Evento apresentou ferramentas de prevenção e discutiu como a educação ambiental pode contribuir no processo de formação da sociedade para a participação na gestão ambiental pública
Teresópolis, 3 de abril de 2013 - Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 3, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, a primeira edição de 2013 do Projeto Quartas Ambientais, desenvolvido pelo Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. O tema “O planejamento e gestão para o enfrentamento dos riscos ambientais e desastres naturais na Região Serrana” foi ministrado pela geóloga Ingrid Lima, gerente do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamento do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ).
Segundo Ingrid Lima o encontro teve o objetivo de sensibilizar a cidade para a prática de uma melhor gestão ambiental. “A ideia da palestra é trazer mais conhecimento sobre assuntos de riscos, principalmente de desastres naturais envolvendo escorregamento de encostas. Trouxemos, hoje aqui, informações de um estudo sobre mapeamento feito, em conjunto, pelas Defesas Civis de Teresópolis e do Estado, levando também em consideração, o histórico da cidade em relação a desastres naturais”, detalhou a geóloga, acrescentando ainda que é de responsabilidade do Poder Público servir de canal e passar todo o conhecimento adquirido para a sociedade civil.
Ainda segundo Ingrid, teoricamente a Região Serrana do Rio sofre mais com as questões de riscos ambientais por sua própria característica física. Sua condição climática, seu relevo e sua geologia, tornam a região mais suscetível a riscos.
Presente à reunião o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, ressaltou que o tema da primeira edição do projeto diz respeito à realidade de toda a população. “Hoje temos uma matéria que faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia, e nosso comportamento deve estar voltado e ambientado para estas questões da natureza. A Secretaria tem trabalhado com afinco para orientar melhor sobre prevenção e riscos. Todos os produtos (mapas) gerados pelo DRM-RJ têm sido usados nas ações da Secretaria, principalmente naquelas voltadas à ocupação do solo”, acrescentou.
Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com a Geóloga do DRM-RJ e com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.
Quartas Ambientais
Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis e lançado em 2009, o projeto Quartas Ambientais é realizado uma vez por mês. O objetivo é conscientizar líderes comunitários, estudantes, gestores públicos e pessoas interessadas sobre a importância da preservação ambiental no processo de desenvolvimento do município.
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário