Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ação reúne diversos artistas na Calçada da Fama para comemorar o Dia da Cultura em Teresópolis

A secretaria expôs também as realizações deste ano
Ação reúne diversos artistas na Calçada da Fama para comemorar o Dia da Cultura

Teresópolis, 7 de novembro de 2013 - Diversos artistas e agentes culturais de Teresópolis se reuniram na tarde desta terça-feira, 5 de novembro, na Calçada da Fama, para comemorar em grande estilo o Dia Nacional da Cultura. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, contou com uma série de ações, realizadas em tenda temática, montada especialmente para o evento. Também na ocasião, o público pode conferir a exposição Cultura em Movimento, uma narrativa com diversas imagens sobre as principais ações promovidas pela Secretaria de Cultura durante o ano de 2013. 

“No Dia Nacional da Cultura, esta foi a forma encontrada por nós, da secretaria, para comemorar a data: simples, mas eficiente. Oferecemos diversas atrações ao público e, ao mesmo tempo, disponibilizamos o espaço para a participação de todos os artistas da cidade. Foi realmente uma tarde especial”, comemorou o secretário de Cultura, Wanderley Peres. 

As atrações começaram às 16h com um grande cortejo, que percorreu desde a Praça Balthasar da Silveira até o fim da Calçada da Fama. E depois disso, foram diversas atividades, incluindo números de dança, música, folclore e malabarismo. O maracatu, com direito a trechos do Bumba-Meu-Boi, esteve presente interpretado pelos alunos do Projeto Pró-Jovem, vindos diretamente de Guapimirim para Teresópolis. O artista circense Ivo Bernardo agradou em cheio com várias exibições de malabares, utilizando cones, claves e surpreendeu com malabarismo pirotécnico. O palhaço Ozair Furtado divertiu a criançada com palhaçadas e as histórias engraçadas do boneco Willy. E as agentes culturais Nara Zeitune e Andréa Sant’Anna cuidaram da pintuagem das crianças. 
A tarde de festa com diversas apresentações musicais. A cantora Wanda Pinheiro divertiu com Beijinho Doce, ao lado de Ayrton Rebello. E depois, diversos artistas se revezaram no palco da tenda animando o público com muito forró: Edson Rosa, Nilton, Genaro da Zabumba, Zé Luiz, Deusecílio, Zé Lopes, Zé Rodrigues, Vera Borcard e Paulo Medeiros. 

A ação teve ainda a apresentação dos alunos do curso de dança de rua oferecido pela Secretaria de Cultura, sob o comando do professor Marcelo Cruz. E também a poesia de Margareth Rech, Cego Despertar, vencedora do Poeterê de 2011. “Vim para agregar valor a este maravilhoso evento e estou adorando participar. Uma iniciativa excelente”, comentou a escritora. Finalizando as comemorações, muito forró com Írio Lima, que contou com a participação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e do músico Marcos André, e agradou com sucessos como ‘Sala de Reboco’ e ‘Morena Tropicana’. 

Quem assistiu as atrações gostou. “Atividade cultural é comigo mesma. Adoro. Aproveitei todas as atrações e achei incrível esta iniciativa”, comentou a fotógrafa Marcia Mendes. Edson dos Santos concordou. “Estava passando por aqui e tive que parar para assistir. Muito legal. A Secretaria de Cultura está de parabéns”, elogiou. 

A comemoração do Dia Nacional da Cultura contou ainda com a exposição Cultura em Movimento. Seis paineis foram expostos na Calçada da Fama com narrativa e muitas imagens retratando as principais ações promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, durante o ano de 2013. Projetos regulares, como Cultura de Raiz, Música na Matriz e Cultura nos Bairros, além de ações como o Festival da Cultura Popular, estiveram em evidência na mostra. 
Crédito das fotos para Roberto Ferreira
Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário