Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campanha de vacinação contra febre aftosa acontece durante todo o mês de novembro

Campanha de vacinação contra febre aftosa acontece durante todo o mês de novembro


Técnicos da Prefeitura já iniciaram a vacinação dos gados em propriedades com até 50 cabeças

Teresópolis, 24 de novembro de 2011 – Veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram no Hotel Le Canton nesta quinta-feira, vacinando o gado da propriedade contra a febre aftosa. A iniciativa, que faz parte da campanha nacional do Ministério da Agricultura e é obrigatória, prevê que produtores rurais vacinem seu gado bovino até 30 de novembro.

“Quem possui até 50 cabeças tem atendimento gratuito da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que fornece a vacina e disponibiliza técnicos para a aplicação, sem custos”, explicou o veterinário Marcos André Siqueira Cruz. O atendimento pode ser agendado de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 2644-6905.

Os demais produtores devem adquirir a vacina em loja autorizada e aplicar em seus animais até o fim de novembro, quando termina a segunda etapa da campanha de imunização em 2011, e levar o comprovante da vacina – que é a nota fiscal do produto – até a Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7.5 – Albuquerque).

“A vacinação é obrigatória por lei federal. O proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa e pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias”, alerta Marcos.

Sobre a febre aftosa

A febre aftosa é uma doença que causa grandes prejuízos econômicos, no caso de gado de abate e leiteiro, uma vez que a carne e o leite dos animais doentes não podem ser consumidos. A gravidade da aftosa não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores. Causa em conseqüência da febre e da perda de apetite, sob as formas de quebra da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário