Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis participa da Semana da Saúde do Servidor do Parque Nacional

Prefeitura participa da Semana da Saúde do Servidor do Parque Nacional


Foram realizadas palestras sobre saúde e segurança no trabalho e doação de sangue
Prefeitura disponibiliza vacinas contra hepatite B e antitetânica para os funcionários do Parnaso
Teresópolis, 23 de novembro de 2011 – Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta terça-feira, 22, da Semana da Saúde do Servidor do Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso). Iniciativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ao qual a unidade ambiental é vinculada, o projeto visa sensibilizar os funcionários para um estilo de vida mais saudável e promover a integração entre os servidores. A Prefeitura realizou palestras sobre saúde e segurança no trabalho e doação de sangue e disponibilizou vacinas contra hepatite B e antitetânica.

A palestra ‘Saúde no Trabalho’ foi apresentada por Tommaso Di Martino, Chefe da Perícia Médica da Secretaria de Saúde. “Tabagismo e alcoolismo são doenças que podem influenciar na capacidade laborativa”, pontuou o médico, destacando que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, devido ao tabagismo e que o uso abusivo do álcool pode causa acidentes no trabalho e no trânsito.
A palestra da enfermeira Elizabeth Benides teve como tema a Segurança no Trabalho
A importância da doação de sangue foi o tema da assistente social Rita Valadão, responsável pela captação de doadores do Hemonúcleo Teresópolis. “Buscamos desconstruir a cultura de doação somente em períodos de campanhas de estímulo ou quando há um familiar ou amigo precisando de sangue. Defendemos a fidelização da doação com base no fato de que é preciso repor o estoque constantemente”, frisou Rita Valadão. Funcionários do Parnaso se prontificaram a doar sangue e a coleta será feita nos próximos dias.
Rita Valadão, do Hemonúcleo Teresópolis, ressalta a importância da doação de sangue
A enfermeira Elizabeth Benides, Chefe da Divisão de Enfermagem do Trabalho da Secretaria de Saúde, falou sobre segurança no trabalho. “A segurança no trabalho está relacionada à prevenção de acidentes, ou seja, um conjunto de medidas que visam à administração de riscos ocupacionais, tendo como finalidade antecipar-se para que estes riscos sejam minimizados”, explicou. 

Leandro Goulart, Chefe do Parnaso, destacou que a programação também incluiu uma caminhada dentro do parque, para estimular os funcionários a praticarem exercícios físicos, e ainda um café da manhã, preparado com a supervisão de uma nutricionista, que teve o objetivo de incentivar a alimentação saudável.

“Além de passar informações importantes para a rotina dos servidores, as ações têm o objetivo de integrar os funcionários”, ressaltou Leandro Goulart. O supervisor dos monitores ambientais, Frederico Pimentel, concorda. “É uma boa oportunidade para adquirir conhecimentos sobre vários assuntos relacionados ao nosso trabalho e também interagir com os funcionários de outros setores”, comentou.
O médico Tommaso Di Martino fala sobre as implicações do alcoolismo e do tabagismo
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário