Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Último dia da Campanha contra a febre aftosa em Teresópolis

Campanha contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira


Proprietários rurais que não vacinarem seu gado estarão sujeitos ao pagamento de multa

Teresópolis, 30 de novembro de 2011 – A campanha contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira, dia 30, e a Secretaria Municipal de Agricultura já faz uma estimativa do número de vacinas que foram aplicadas em Teresópolis: cerca de 3.400 cabeças de gado em aproximadamente 150 propriedades. Durante todo o mês de novembro, duas equipes, compostas por médico veterinário e vacinador, realizaram, gratuitamente, a vacinação em propriedades com até 50 animais. A iniciativa faz parte da campanha do Ministério da Agricultura, é obrigatória e prevê que produtores rurais vacinem seu gado bovino contra a doença.

Os demais produtores que adquiriram a vacina em loja autorizada e aplicaram em seus animais até o fim de novembro, quando terminou a segunda etapa da campanha de imunização em 2011, devem levar o comprovante da vacina – que é a nota fiscal do produto – até a Secretaria Municipal de Agricultura (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7.5 – Albuquerque).

“A vacinação é obrigatória por lei federal. O proprietário que não imuniza o seu gado fica sujeito ao pagamento de multa e pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias”, alerta o veterinário Marcos André Siqueira Cruz.

Sobre a febre aftosa

A febre aftosa é uma doença que causa grandes prejuízos econômicos, no caso de gado de abate e leiteiro, uma vez que a carne e o leite dos animais doentes não podem ser consumidos. A gravidade da aftosa não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores. Causa em consequência da febre e da perda de apetite, sob as formas de quebra da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva.
Cerca de 3.400 cabeças de gado foram vacinadas durante a campanha da febre aftosa
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário