Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis lança campanha “Quem ama abraça”


Prefeitura lança campanha “Quem ama abraça”

Teresópolis, 23 de novembro de 2011 - Na próxima terça-feira, dia 29, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, lança a campanha ‘Quem ama abraça’, às 17h, no Teatro Municipal (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). A iniciativa acontece em comemoração aos 20 anos da campanha internacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” e os 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres.

Trata-se de uma mesa-redonda, reunindo representantes do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), instalado na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher, da 110ª Delegacia de Teresópolis e da Comissão OAB Mulher. Serão abordados os temas ‘A aplicação da Lei Maria da Penha na prática’ e ‘Por que 16 dias de ativismo?”.

“A Campanha ‘Quem Ama Abraça’ é o início de várias atividades voltadas para as mulheres que a Prefeitura estará realizando em novembro e dezembro. Entre elas está uma exposição itinerante do CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), com trabalhos sobre a Lei Maria da Penha”, adianta a Secretária dos Direitos da Mulher, advogada Joselice Cerqueira. A mostra será realizada no hall da Prefeitura e poderá ser visitada entre os dias 25 e 30 de novembro.

Criada em 1991 e coordenada no Brasil pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Campanha Internacional ‘16 dias de ativismo’ tem início nesta sexta, 25, Dia Internacional de Ação Não mais Violência contra as Mulheres. Tendo como slogan ‘Desde a paz no lar até a paz no mundo: desafiemos o militarismo e terminemos com a violência contra as mulheres’, será realizada até o dia 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pioneirismo

A Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis foi a segunda secretaria nessa área a ser criada no Estado do Rio, com o objetivo de assessorar, formular, monitorar e implementar as políticas de gênero voltadas para a valorização e promoção da população feminina.

Tem como diretrizes promover atendimento às mulheres em situação de violência, egressas do sistema prisional e à população LGBT (lésbicas, gays, b
issexuais, travestis e transexuais). Também auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade social e articula os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho e a programas de capacitação. Ainda procura garantir condições de acesso aos programas de educação formal e não formal, propiciando o apoio jurídico necessário, além de disponibilizar acompanhamento psicológico e assistencial para o fortalecimento da auto-estima da mulher teresopolitana.

Atualmente, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher tem registrados 1.300 atendimentos anuais no Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM). Na Delegacia de Polícia local, mantém uma sala de acolhimento à mulher vítima de violência que registra, em média, cinco atendimentos diários.

Programação do lançamento da Campanha “Quem Ama Abraça”

Dia: 29 de novembro, Terça-feira
Local: Teatro Municipal - Prefeitura de Teresópolis(Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso – Várzea)
17h: Abertura oficial do evento
18h: Palestra sobre o tema “Por que 16 dias de ativismo?”Assistente Social Leda Bione, do CRAM (Centro de Referência de Atendimento a Mulher)
18h30: Painel sobre o tema: “A Aplicação da Lei Maria da Penha na prática”-Dr. Walter Barros, Delegado Titular da 110ª DP Teresópolis-Drª Glayde Selma da Hora, Representante da Comissão OAB Mulher RJ
19h: Encerramento com Drª Joselice Cerqueira, Secretária dos Direitos da Mulher

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário