Alunos da Rede Municipal apresentam as diversidades regionais em ‘Faces do Brasil’-No próximo sábado, 14, evento acontece em Água Quente, no 2º Distrito
Teresópolis, 9 de julho de 2012 - Em comemoração ao 121º aniversário de Teresópolis, escolas municipais se apresentaram, na última sexta-feira, 6, na Praça Olímpica Luis de Camões, com o tema ‘Faces do Brasil - de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo’, mesmo tema do Desfile Cívico. As apresentações também aconteceram na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande, no 3º Distrito, no dia 7. No próximo sábado, 14, o evento será realizado na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Água Quente, no 2º Distrito.
O tema se refere ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que usou a música popular como base para as suas peças eruditas, e ao ceramista popular e músico nordestino Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino (1909-1063), que ficou famoso por seus bonecos de barro esculpidos para expressar os costumes de sua região.
“Essa grande festa é para que todos participem das comemorações do aniversário da cidade. As escolas que não tiveram a oportunidade de desfilar puderam participar as apresentações culturais”, disse o Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enfatizando que o evento serviu para promover a cultura brasileira. “Estamos festejando e reverenciando a nossa cultura e valorizando nossa arte”, finalizou.
Além das apresentações de 18 unidades escolares da zona urbana, entre escolas e CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), a festa na Praça Olímpica teve brinquedos para as crianças, como pula-pula e cama elástica, e oficinas de artesanato, decupagem em caixa e em prato, ministradas por professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Centro Educacional Beatriz Silva e da Escola Municipal Ginda Bloch. O grupo de capoeira Ganga Zumbi abriu as apresentações.
Apresentações no interior
Promovido durante o primeiro semestre, o projeto da Secretaria de Educação também contou com apresentação na Escola Municipal Neidy Angélica, em Vargem Grande, no 3º Distrito, no sábado, 7 de julho. O evento teve a participação de 15 escolas e duas bandas marciais, da Neidy Angélica e do Ciep Amauri Amaral dos Santos, da Fonte Santa, que foi ao interior especialmente para participar da atividade.
“Estamos trabalhando desde o início do ano o projeto ‘Faces do Brasil’ nas escolas. O objetivo foi mostrar a diversidade de culturas das regiões do país. Com isso, esperamos diminuir o preconceito porque, às vezes, temos a tendência de não gostar do que é diferente. Para termos uma sociedade mais igualitária é fundamental que a gente consiga ver no outro um pouco de nós mesmos”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação da Secretaria, Carla Rabello.
As escolas municipais Wenceslau Braz, Manoel Narciso do Canto, Laura Damásio, Paulino Custódio e Stela Moraes Simões ficaram encarregadas de fazer a ornamentação do espaço e capricharam na decoração, com bonecos, cartazes e mural temático.
Os estudantes que se apresentaram mostraram a riqueza cultural do povo brasileiro. Entre os temas trabalhados estavam a Balainha, dança conhecida como Arcos Floridos ou Jardineiras, e a Dança do Pau de Fitas, típicas da Região Sul; a Região Nordeste foi representada pelo frevo; e ‘Aquarela’, música do compositor Toquinho, foi escolhida pelas crianças para homenagear a Região Sudeste.
Missa e culto celebram os 121 anos de Teresópolis
Ainda em comemoração aos 121 anos de Teresópolis, a Prefeitura realizou um culto de gratidão, na sexta-feira, dia 6, no Ginásio Pedrão, e uma missa em ação de graças no sábado, dia 7, na Igreja de Santa Tereza. O culto, realizado pelo Conselho de Pastores de Teresópolis (Copete), foi ministrado pelo Pastor Marcus Gregório.
Já a missa foi celebrada pelo Padre Antônio, com a participação do Padre Jorge. Na ocasião, Padre Antônio lembrou que governar uma cidade sem a orientação de Deus é como construir sobre areia. “Devemos estar em sintonia com a vontade de Deus e lembrar sempre que uma cidade não é feita apenas por seus moradores, mas também por todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram a construí-la”, disse o Padre Antônio durante a cerimônia.
Texto: Heliny Quintanilha e Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida e Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário