Quenianos levam os primeiros lugares junto com brasileiros
Teresópolis, 30 de julho de 2012 - Não apenas de gastronomia vive Teresópolis. O último domingo contou com uma programação diferenciada no Centro da cidade. Depois do sucesso em vários lugares, a Meia Maratona Faz um 21 chegou à Teresópolis e levou centenas de corredores às ruas. Com o apoio da Prefeitura, a corrida promovida pela Embratel aconteceu no dia 29 de julho, às 8h21 na Praça Olímpica Luíz de Camões, na Várzea.
A prática da corrida de rua tem crescido nos últimos anos. Uma das provas é o aumento no número de competidores. Só no mês de julho três corridas de rua aconteceram, em Teresópolis. Cerca de 400 inscritos participaram desta categoria. A meia maratona teve uma duração média de 40 minutos. Os corredores, divididos em duplas, percorreram um total de 21 quilômetros – cada pessoa correu 10,5 quilômetros. Para dar suporte aos atletas, a organização disponibilizou toda infraestrutura necessária para os participantes, como postos de distribuição de água mineral, banheiros químicos, guarda-volumes e posto médico para pronto atendimento, em caso de acidente.
Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre da Trindade, a cultura da prática esportiva e o envolvimento social que ela proporciona são os grandes ganhos que uma competição como a meia-maratona pode oferecer. “Estamos muito felizes em receber essa competição de nível nacional e internacional. Nossos atletas participaram em massa do evento, a cidade está cheia de visitantes e o melhor: nenhum imprevisto atrapalhou a programação. Tudo fluiu muito bem, inclusive o trânsito” destacou Alexandre.
Responsável pela organização da prova, Francis Sampaio, agradeceu à guarda municipal pela atuação impecável. “Foi uma das melhores etapas desta prova. Não posso deixar de elogiar o trabalho da Secretária de Segurança Pública que atuou perfeitamente no e o evento foi um sucesso”, afirmou Francis.
Para os quenianos, vencedores da meia maratona, Kimosop Kiprono e Consolata Cherotich, foi emocionante competir numa cidade acolhedora e bonita como Teresópolis. Por norma da prova, os dois não puderam correr juntos como dupla, por isso tiveram que se unir a outros maratonistas brasileiros, levando ao primeiro lugar as duplas masculina e feminina. Jaciane Barroso e Robson Pereira de Lima, ambos de Taubaté, formaram as duplas com os quenianos. Robson também foi vencedor da etapa de Niterói.
Participantes
O casal Paula e Adilson Bordallos veio do Rio exclusivamente para participar da corrida de rua. “Gostamos do esporte e sempre que podemos participamos dos eventos. Desta vez, a cidade foi mais um motivo para tomarmos parte dessa competição porque além da beleza, Teresópolis é muito agradável”, declarou o casal. Para os militares Pierre Oliveira e Igor Claussen a corrida foi muito bem organizada. “Foi minha primeira maratona e gostei muito. Achei bacana ter tanta gente aqui da cidade participando. É bom para quem corre e para a cidade que ganha visibilidade, além de ser um atrativo para quem só assiste”, disse Pierre. Para Igor qualquer atividade física é importante para a saúde. “Todos, mesmos aqueles que não correm de forma profissional devem participar”.
SOBRE O EVENTO
A Meia Maratona Faz um 21 é um projeto de corridas que está em seu quinto ano. A etapa de Teresópolis foi a 23ª realizada. O projeto começou em novembro de 2008 em Niterói e ganhou força a partir de 2009 passando por Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Petrópolis, São Gonçalo e Niterói. Ano passado, a Meia Maratona Faz um 21 passou por Cabo Frio, Nova Iguaçu, Rio das Ostras, Paraty e Petrópolis. Nomes expressivos como Franck Caldeira, Márcia Narloch e Selma Cândido já prestigiaram o evento.
Todos os corredores que cruzaram a linha de chegada até o tempo de 51 minutos receberam medalhas.
Pódio
1º lugar – Kimosop Kiprono e Robson Pereira de Lima
2º lugar – Valério de Souza Fabiano e José Gutemberg
3º lugar – Clodoaldo Azevedo e Paulo Machado dos Santos
1º lugar – Consolata Cherotich e Jaciane Barroso Araújo
2º lugar – Marcela Cristina Gomes e Gisele Barros
3º lugar – Juliana Paula de Souza e Vianca Nataly
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jéferson Hermida
Nenhum comentário:
Postar um comentário