Teresópolis, 11 de julho de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Infantil, ofereceu na última quarta-feira, 11 de julho, para as professoras de Pré-Escolar da Rede Municipal de Ensino, uma oficina de Matemática. O objetivo é aprimorar o ensino em sala de aula, apresentando e relembrando várias atividades que podem ser realizadas a partir da utilização do material concreto, tornando a aprendizagem da Matemática mais significativa e prazerosa. A atividade aconteceu no auditório da SME em dois horários: manhã e tarde.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a Matemática é uma ferramenta útil e com uma linguagem de expressão própria, necessária a diversas áreas do conhecimento. “Em qualquer atividade desenvolvida na sociedade, os nossos alunos vão encontrar situações nas quais necessitarão compreender, utilizar e reconstruir conceitos matemáticos. Por isso a Matemática escolar é tão importante para estruturar o pensamento e o raciocínio”, enfatizou o Secretário.
Apresentada pela professora Maria Cristina, a oficina constou de uma pequena parte teórica embasada na proposta do Pró-Letramento em Matemática, e mostrou vários jogos construídos com sucata e realizou diversas atividades com a equipe de professoras presente. Em um segundo momento, as professoras criaram e sugeriram atividades a partir do material recebido, tendo como referência os objetivos do RCNEI que são trabalhados durante o ano com as turmas de Pré-Escolar.
“A Matemática é parte essencial da bagagem de todo cidadão com atuação crítica na sociedade. Num mundo cada vez mais complexo é preciso estimular e desenvolver habilidades que permitam resolver problemas, lidar com informações numéricas para tomar decisões, fazer inferências, opinar sobre temas diversos, desenvolvendo capacidades de comunicação e de trabalho coletivo, sempre de forma crítica e independente”, explicou a Diretora do Departamento Pedagógico, professora Carla Rabello.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário