Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Simulado do Sistema de Alerta e Alarme constata funcionamento de 18 sirenes em Teresópolis

 Representantes da Defesa Civil Estadual e Municipal e da Rede de Radioamadores avaliam o exercício simulado mensal do Sistema de Alerta e Alarme
Simulado do Sistema de Alerta e Alarme constata funcionamento de 18 sirenes


Teresópolis, 10 de julho de 2012 – Das 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Teresópolis, 18 funcionaram por sistema remoto, através da internet, durante o exercício simulado mensal realizado na manhã desta terça, 10, na Sala de Operações da Defesa Civil Municipal. A do Fischer foi acionada manualmente, por conta da deficiência de sinal, e uma do Rosário apresentou problema técnico, que está sendo verificado por profissionais da Defesa Civil Estadual. O teste mensal foi acompanhado pela equipe da Defesa Civil Estadual, por integrantes da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, vinculada ao Sistema Nacional de Defesa Civil.

O simulado foi coordenado pelo Tenente Francisco Cordeiro, chefe da Divisão Operacional de Defesa Civil da Prefeitura. “O teste foi eficiente. Tivemos algum problema de sinal no Fischer, que está sendo corrigido, e estamos apurando a situação no Rosário. Lá uma sirene funcionou normalmente e a outra apresentou problema. Aguardamos avaliação técnica para corrigir a falha”. O Tenente Cordeiro ressaltou que, além de duas sirenes, a comunidade do Rosário conta com os voluntários do NUDEC - Núcleo Comunitário de Defesa Civil, treinados para agir quando o volume de chuva alcança níveis críticos para deslizamentos de terra. “Eles estão preparados para atuar”, garantiu, acrescentando que neste segundo semestre a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil dará continuidade à implantação de NUDECs na cidade e no interior.

O coordenador municipal da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, Ubiraci Pinto, alertou para o problema de sinal de celular por conta da topografia na Região Serrana. “Equipamentos eletrônicos sempre estão sujeitos a problemas e tudo que depende de sinal de celular na região é problemático. Por isso, o teste é importantíssimo para garantir a regularidade do funcionamento das sirenes, pois é o único sistema de alerta para a população das áreas de risco”, pontuou.

Prevenção e socorro

Para o presidente da Cruz Vermelha Brasileira em Teresópolis, Herculano Abrahão, além dos testes dos equipamentos, é fundamental a conscientização dos moradores de áreas de risco sobre as situações que podem resultar em acidentes, como escorregamentos de terra ou inundações. “Não há como fiscalizar 24 horas por dia se a comunidade está assoreando os córregos, jogando lixo nas encostas ou fazendo construção irregular. Não adianta ter sirene ou órgãos com pessoal equipado se a comunidade não for o ponto de início da prevenção”, assinalou.

Representando a Defesa Civil Estadual durante o simulado, o Major Leonardo Baía destacou que Estado e Município trabalham em parceria para dar pronta resposta à população em caso de desastres naturais. “Esse é o trabalho da Defesa Civil do Estado junto com os municípios. Estamos sempre acompanhando para melhorar o sistema a fim de que as sirenes operem e, no caso de uma situação real, tenhamos 100% de eficácia no atendimento à população”.

Atualmente, Teresópolis conta com 20 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1). Já os Núcleos Comunitários de Defesa Civil estão implantados em 17 comunidades, reunindo 227 voluntários treinados.
Tenente Cordeiro acompanha o acionamento das sirenes por sistema remoto, através da internet, na Sala de Operações da Defesa Civil

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário