Teresópolis, 5 de julho de 2012 – Os novos membros do Fórum da Agenda 21 tomaram posse, nesta quarta-feira, 4, na Casa de Portugal. Eles irão cumprir mandato de dois anos no Fórum, que é composto por representantes do poder público, do empresariado, organizações da sociedade civil (ONGs) e da comunidade. O colegiado é responsável por propor e buscar a implantação do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS).
“O trabalho do Fórum começou em 2007 e tem o objetivo de dar suporte ao poder público na construção de políticas voltadas para o desenvolvimento econômico de forma sustentável. Já lançamos o PLDS e a meta agora é transformar as propostas contidas nele em projetos que se tornem realidade na cidade”, frisou Leandro Coutinho, coordenador do Fórum da Agenda 21 Teresópolis.
O presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense) e prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, ressaltou que a Agenda 21 é um importante instrumento de auxílio à administração pública. “A Agenda 21 é um grande patrimônio dos municípios, pois nela estão os anseios da sociedade, o que ela espera para a sua cidade”. O coordenador da Agenda 21 Comperj, da Comunicação Institucional da Petrobras, Ricardo Frosini, e a coordenadora do Programa Estadual da Agenda 21 da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Karla Monteiro, também participaram do evento.
A cerimônia contou também com a presença dos Secretários Municipais Carlos Tucunduva (Administração), Marco Antônio da Luz (Segurança Pública) e Joselice Cerqueira (Direitos da Mulher). “Parabenizo a todos que compuseram o Fórum da Agenda 21 em Teresópolis pelo excelente trabalho que realizaram e desejo aos novos membros sucesso na continuidade do projeto”, comentou Tucunduva. O Vereador Cláudio Mello representou a Câmara Municipal.
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, há duas décadas, e ficou conhecida como ECO 92 ou Rio 92. Na ocasião, chefes de Estado de 178 países se comprometeram, através desse documento, a cooperar para a solução de problemas socioambientais.
Com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e a preocupação da Petrobras com o desenvolvimento sustentável, surgiu a Agenda 21 Comperj, que propõe metas de desenvolvimento a serem alcançadas no século 21 e engloba temas pertinentes, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário