Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Criacine 2011 leva produções escolares ao Cine Show de Teresópolis

Criacine 2011 leva produções escolares ao Cine Show


Teresópolis, 9 de novembro de 2011 - Alunos da rede municipal de educação tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 9 de novembro. É que o Projeto de Tecnologia Educacional Criacine, que visa explorar a linguagem de animação como mediadora na construção de um trabalho pedagógico interdisciplinar junto aos alunos e professores, teve sua mostra anual realizada no Cine Show Teresópolis. No local, cerca de duzentos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da cidade e do interior, puderam assistir as produções realizadas por eles mesmos.

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, esse trabalho serve como estímulo à criatividade dessa nova geração digital. “Essa geração está muito avançada e atividades como essas são ferramentas importantes para colaborar com o trabalho do professor, ampliando a sala de aula com o uso do Laboratório de Informática de sua escola”, disse a Secretária.

O 3º Criacine é uma continuidade do Anima Terê - Festival de Animação de Teresópolis, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no período de 18 a 20 de abril no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Nesse evento, alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural tiveram a oportunidade de utilizar a animação como meio na construção de uma proposta interdisciplinar agradável aos alunos e professores, como uma linguagem de fácil acesso às crianças e adolescentes, viabilizando assim, novas possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica.

Segundo Bernadete Duarte, Chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME, que ao lado de Ana Geanette Fahur e Anderson Mota formam a equipe de Tecnologias Educacionais da Secretaria, o objetivo é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública. “Eventos como Anima Terê e Criacine mostram o incentivo ao uso de novas tecnologias na rede municipal de ensino, uma experiência diferente com o uso das mídias digitais utilizando simples objetos e muita criatividade. Com isso, os alunos passam a entender melhor o princípio do cinema e as técnicas utilizadas nas animações cinematográficas”, explicou Bernadete.

Sob aplausos e muita animação, os alunos assistiram atentos à exibição dos seus trabalhos desenvolvidos com muita criatividade utilizando massa de modelar, recortes de revistas e desenho através de animação quadro-a-quadro, nos laboratórios de informática instalados nas escolas. A base foram os temas abordados em sala de aula durante o ano, dentro dos projetos pedagógicos: “Fraternidade e a vida no planeta”.

No final das exibições, os alunos das escolas municipais Acliméa de Oliveira Nascimento e CEDAL (São Pedro), Francisco Maria Dállia (Bonsucesso), José Gonçalves da Silva (Caleme), Maria da Glória Gonçalves (Imbiú) e Thiago Pacheco (Venda Nova) receberam medalhas de participação e as escolas, certificados e DVDs com as produções da Mostra. 

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário