Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis e Unifeso promovem ação de prevenção ao câncer de pele

Prefeitura e Unifeso promovem ação de prevenção ao câncer de pele


Atividade integrou Campanha Nacional sobre o tema e contou com consultas e palestras
A dermatologista Deise Cavallieri pontua que a ação visa orientar sobre os cuidados com a pele e identificar lesões suspeitas
Teresópolis, 28 de novembro de 2011 – A Prefeitura e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) realizaram no último sábado, 26, uma ação de prevenção ao câncer de pele. As atividades aconteceram no PSF de Vargem Grande, no 3º Distrito, e na Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis, no Bom Retiro. Na ocasião, foram realizadas consultas com dermatologistas e oncologista, palestras e distribuído material explicativo sobre o assunto. A ação integrou a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele 2011, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Além de orientar as pessoas sobre os cuidados com a pele, identificamos lesões suspeitas e fizemos o encaminhamento para o setor de dermatologia do Hospital das Clínicas para realização do exame de dermatoscopia, que faz uma análise dos sinais, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco”, explicou a médica Deise Cavallieri, coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde. Ela participou do evento no PSF de Vargem Grande, onde a agricultora Ester Cristina Silva foi atendida. “Eu trabalho o dia inteiro embaixo do Sol, por isso, achei importante vir aqui e me consultar para saber se está tudo certo com a minha pele”, contou.

Floriano Garcia, médico responsável pelo Posto, confirmou a preocupação com os produtores rurais. “Trabalhamos numa área rural, onde a incidência dos raios solares é grande. As pessoas caminham bastante a pé, trabalham na lavoura. Então, nossa meta é fazer a captação de casos suspeitos e encaminhar esses pacientes para uma investigação mais detalhada”, afirmou.
Danielle Mendonça frisa a importância do uso do filtro solar
A atividade também aconteceu na Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis. O casal de aposentados Elza Baptista Affonso, de 76 anos, e Afonso Simões de Almeida, de 78 anos, ficaram sabendo da campanha pela imprensa e aproveitaram para se consultar. “A médica identificou duas manchas suspeitas e pediu que eu faça alguns exames. Vou seguir todas as recomendações”, frisou Afonso. 

A presidente da Liga de Oncologia do curso de Medicina do Unifeso, Danielle Mendonça, apresentou uma palestra sobre a importância do uso do filtro solar. “A proteção solar inclui o uso diário de filtro solar, guarda sol, boné e óculos escuros, além disso, devemos evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas”, ressaltou.

O oncologista José Alberto Telles Falcão, Coordenador da Liga, também participou da ação e frisou que todos devem cuidar da pele, mas fez um alerta. “Pessoas com antecedentes familiares de câncer de pele, que já tiveram queimadura solar, com sardas e pintas, pele clara e que não conseguem se bronzear precisam se proteger do sol com mais ênfase. Também devemos estar atentos aos sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, inflamam ou coçam”, pontuou.
Casal aproveita campanha para se consultar

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário