Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

Projeto para preservação de acervo da FESO Pro Arte de Teresópolis recebe apoio do Governo do Estado

Jorge Bragança
Projeto para preservação de acervo da FESO Pro Arte recebe apoio do Governo do Estado


O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) teve o projeto intitulado “FESO Pro Arte: Preservando o acervo musical e histórico da fundação Theodor Heuberger”, do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) entre os projetos de Preservação e Conservação da Memória Artística Fluminense. No processo do Edital 008/2012, que tem em vista a concessão de apoio financeiro, foi aprovado o recurso de 250 mil reais para a proposta.

“Apresentamos este projeto com o objetivo de recuperar materiais muito valiosos como livros e fotografias de grandes personalidades, assim como instrumentos e obras de arte”, justificou o professor Jorge Bragança, coordenador do CCFP. Segundo ele, para a execução deste trabalho o Centro Cultural vai buscar orientação e mão-de-obra especializada. Ele contou que há outros projetos que também visam resgatar patrimônios culturais que ainda estão em andamento. “Estamos na expectativa para que também sejam aprovados”, afirmou, agradecendo a colaboração na montagem do projeto de Tamine Elmôr, assessora do CCFP, e da professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais.

“Esta conquista de financiamento e de parceria com a SEC para realização deste resgate é de grande importância para a Instituição, mas principalmente para Teresópolis, que passará a conhecer melhor esse acervo e a ser referência na área da cultura do Estado”, exaltou a professora Edneia, destacando os esforços do UNIFESO para manter vivo o patrimônio do CCPF e apresentá-lo à sociedade para apreciação da memória histórica e musical encerrada nos diferentes tipos de materiais artísticos que lá estão catalogados.

Resgatando um pouco da história, a professora Edneia lembrou que a Fundação Comendador Theodor Heuberger, atual CCFP, “foi fundada há 62 anos graças ao amor do industrial Theodor Heuberger (1899-1987). Tal ação proporcionou ao nosso país participar da primeira versão de um curso de Música Erudita, o qual adquiriu uma dimensão extraordinária e culminou com a realização de um Festival Internacional de Música, que reuniu artistas de todo o mundo e teve sua tradução máxima nos diversos cursos de verão de Teresópolis”, relembrou. Ainda segundo ela, estes cursos envolveram apresentações de renomados artistas nacionais e internacionais, como a Orquestra de Câmara Brasileira, com a violinista Marie Christine-Spriguel; o músico José Feghali, uma das revelações do piano em nível internacional; Turíbio Santos, consagrado violonista, entre outros.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário