Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cultura é destaque na Serra-Quatro exposições marcam o mês de aniversário de Teresópolis

Regina Rebello, chefe do Patrimônio Histórico, Ricardo Guarilha, coordenador de exposições, e o Secretário de Cultura Ronaldo Fialho
Quatro exposições marcam o mês de aniversário de Teresópolis



Teresópolis, 12 de julho 2012 - No mês em que Teresópolis completa 121 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, preparou quatro exposições comemorativas do aniversário da cidade. Montadas sob a supervisão do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, as mostras estão expostas na Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Casa de Cultura Adolpho Bloch e ainda na entrada do prédio da Prefeitura Municipal, todas abertas à visitação pública.

“Além de representar uma justa homenagem a Teresópolis pelos seus 121 anos, através de exposições como estas, estamos investindo na reconstrução e na preservação da identidade cultural do município, facilitando o acesso do público a todo este conhecimento”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Exposições
  • Manoel Madruga – Uma vida dedicada à arte
Aberta à visitação no último sábado, 7 de julho, pode ser vista no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso a exposição 'Manoel Madruga - Uma vida dedicada à arte', em comemoração aos 140 anos de nascimento do artista. A mostra conta com paineis explicativos, documentos, fotografias e obras do acervo da Secretaria de Cultura do pintor teresopolitano que se tornou um dos expoentes da pintura brasileira do final do Século XIX. A exposição, desenvolvida pelo Serviço de Patrimônio Histórico de Teresópolis, ficará montada até 29 de setembro, podendo ser vista de segunda a sábado, das 13h às 17h. Grupos podem agendar a visita pelo telefone 2742-2918, com Regina.
Regina Rebello, chefe do Patrimônio Histórico, orienta o público que visita a exposição

  • Gravuras de Zé Igino
Na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, já está aberta a exposição de gravuras do artista plástico Zé Igino. Gravador e pintor, José Igino da Cruz é de Niterói. Entre suas exposições individuais, destacam-se as realizadas no Espaço Alternativo do Instituto Nacional de Artes Plásticas - INAP da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE – RJ, 1983; Escola Superior de Desenho Industrial – RJ, 1984; Casa da Gravura – Curitiba, 1985; Casa de Cultura Laura Alvim – RJ, 1986 e Espaço Cultural Banerj – RJ, 1996. Além disso, Igino participou de diversas exposições coletivas, incluindo a do Museu da Pampulha, em Belo Horizonte, e a da Galeria Narodnog Muzeja, em Lescovac, na Sérvia, e recebeu ainda diversos prêmios. Composta por 15 gravuras, a mostra, promovida pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Centro Cultural FESO Pro Arte, ficará exposta até 29 de julho, podendo ser vista de segunda a sábado, das 9h às 19h.
Gravuras de Zé Igino podem ser vistas na galeria da Casa de Cultura

  • Exposição da Soarte
Já no hall de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, pode ser visitada a exposição coletiva da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis em homenagem aos 121 anos de Teresópolis. A mostra, com pinturas confeccionadas por artistas integrantes da Soarte, também ficará exposta até 29 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 19h.
Exposição da Soarte pode ser vista no hall de circulação
  • Exposição Memórias da Cidade
Montada no pátio de entrada da Prefeitura Municipal, localizado à Avenida Feliciano Sodré, a exposição itinerante 'Memórias da Cidade' vem despertando o interesse do público desde a última segunda-feira, 9. Organizada pelo Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a mostra é composta por quatro totens com fatos e imagens que narram a formação do município de Teresópolis. A exposição pode ser vista até o dia 27 de julho.
A exposição Memórias da Cidade está montada em frente à Prefeitura

Texto - Georgia Jahara
Crédito das fotos: Cláudio Furtado e Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário