Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Secretaria de Educação prepara kits para alunos com necessidades especiais em Teresópolis

 O Kit de Material Pedagógico Adaptado que será entregue ao aluno da Escola Municipal Alice Saldanha
Secretaria de Educação prepara kits para alunos com necessidades especiais


Teresópolis, 12 de julho de 2012 - A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, está confeccionando com material reciclável e disponível na própria Rede, kits pedagógicos adaptados para alunos com necessidades especiais. O objetivo é atender a demanda desses alunos que vem crescendo na Rede Municipal de Ensino, disponibilizando um material adaptado que proporcione o desenvolvimento adequado dessas crianças em sala de aula.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o objetivo da Secretaria é, aos poucos, suprir a demanda desses alunos matriculados na Rede Municipal. “O trabalho desenvolvido pela nossa Divisão de Educação Especial é muito bonito e importante. A construção de um material adaptado próprio para atender a necessidade de cada aluno demonstra o cuidado e carinho com que eles são atendidos em nossas escolas”, destaca o Secretário.

As professoras Márcia Gomes e Simone Nascimento coordenam o projeto e trabalham em contato direto com as Orientadoras Pedagógicas das Unidades Escolares para definir necessidades e prioridades, além de contar com muita criatividade e pesquisa. “Confeccionamos os kits manualmente, utilizando sucata e material disponível na Rede Municipal de Ensino. Fazemos pesquisas com base nas necessidades de cada aluno, das atividades propostas em sala de aula e o que podemos adaptar para melhorar seu nível de desenvolvimento escolar”, explica a professora Simone Nascimento.

A professora Márcia Gomes frisa que o projeto está apenas começando. Por enquanto, foram confeccionados kits apenas para um aluno com paralisia cerebral da Escola Municipal Alice Saldanha e para uma aluna com a mesma necessidade na Escola Municipal Sebastião Branco. “Embora os casos sejam parecidos, as necessidades são completamente diferentes. Um está em processo de alfabetização, outro no pré-escolar. Os níveis de comprometimento também são bem diferentes, o que muda completamente os focos das atividades. Outros materiais já foram produzidos, mas como são feitos manualmente, demoram um pouco para ficarem prontos”, explica Márcia.

O atendimento com material individualizado para os alunos com necessidades especiais já é feito nas salas de recursos da rede municipal, mas a confecção desses kits prioriza a importância da utilização desse material em sala de aula. O Kit de Material Pedagógico Adaptado que será entregue ao aluno da Escola Municipal Alice Saldanha, por exemplo, é composto por alfabeto móvel, silabário, loto-leitura, tabuleiro de atividades de vida diária e placa imantada. Embora seja uma novidade, a prática de confecção de material adaptado já existia na Rede Municipal, embora focada prioritariamente para alunos surdos e com deficiência visual.

A diretora da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina, esclarece que o projeto nasceu exatamente da crescente necessidade de atenção a novos casos na Rede Municipal. “A confecção de material adaptado para alunos com necessidades especiais sempre existiu, mas a necessidade cresceu muito e agora estamos ampliando essa prática para outras deficiências. Nosso objetivo é favorecer a aprendizagem desses alunos e colaborar com os professores, incentivando-os a também desenvolverem seus próprios materiais de ensino-aprendizagem”, finaliza.
A diretora da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina, com as professoras Márcia Gomes e Simone Nascimento, responsáveis pelo projeto

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

2 comentários:

  1. Amei a ideia... sou professora da rede estadual trabalho com um aluno com paralisia cerebral, e sei como sofremos com a falta de materiais adaptados

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia... sou professora da rede estadual trabalho com um aluno com paralisia cerebral, e sei como sofremos com a falta de materiais adaptados

    ResponderExcluir