Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Secretaria de Educação realiza última etapa do projeto “Faces do Brasil” em Teresópolis

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos e a Diretora do Departamento Pedagógico da SME, Carla Rabello
Secretaria de Educação realiza última etapa do projeto “Faces do Brasil”


Teresópolis, 16 de julho de 2012 - Em comemoração ao 121° aniversário de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Educação apresentou no último sábado, 14 de julho, em Água Quente, no 2º Distrito, a última etapa do projeto “Faces dos Brasil – de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo”, onde alunos da Rede Municipal de Ensino traduzem, nas suas apresentações, a diversidade de diferentes regiões do Brasil com o objetivo de retratar a cultura do povo brasileiro.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, nesta última etapa, o interior do município participou dessa festa onde cores, movimentos e sons traduziram a brasilidade e a diversidade do povo. “A festa foi muito bonita e as escolas envolvidas estão de parabéns por levarem tão magistralmente o tema proposto pela Secretaria de Educação. Tenho convicção que nossos objetivos sociais e pedagógicos foram alcançados e por isso quero parabenizar todos os professores, equipes diretivas, funcionários, alunos e responsáveis envolvidos nesta festa tão bonita”, agradeceu o Secretário.
Centenas de pessoas participaram da festa em Água Quente, 2/ Distrito

O tema proposto no projeto da Secretaria Municipal de Educação se refere ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que usou a música popular como base para as suas peças eruditas, e ao ceramista popular e músico nordestino Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino (1909-1063), que ficou famoso por seus bonecos de barro esculpidos para expressar os costumes de sua região. A ideia foi mostrar a multiplicidade cultural brasileira que torna o povo brasileiro inclassificáveis, pois estão além de qualquer conceito cultural.
O balaio, dança típica da Região Sul, pela Escola Municipal Amélia dos Santos

De acordo com a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da SME, as apresentações dos alunos tinham como objetivo envolver toda a comunidade escolar e assim superaram as expectativas. “Estimular a criatividade é uma forma dos professores e equipes escolares darem a chance de seus alunos irem atrás do conhecimento, de fazerem descobertas, de identificarem elementos fundamentais para se comprovar as teorias e os conteúdos escolares. Todas as escolas estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, disse Carla.

Ao todo, 11 unidades escolares se apresentaram na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, de Água Quente. Além da escola anfitriã, participaram as escolas Cônego José, Amélia dos Santos, Fazenda Alpina, Alcino Francisco da Silva, Serra do Capim, Pedro Torres, Rui Barbosa, Nadir Veiga Castanheira e Alfredo Inácio. A ornamentação da festa, que contou com painéis, bolas e demais objetos decorativos, ficou por conta das escolas municipais Guilhermina de Almeida, Alcino Francisco da Silva, Estolino Peixoto, Maria Mendes, Alice Suassuna e Albino Peixoto da Rocha.
A lenda da índia Tainá foi apresentada pela E. M. Alcino Francisco da Silva

Além das apresentações das unidades escolares, a festa teve brinquedos para as crianças, como pula-pula, touro mecânico e cama elástica, além de lanche. “Dá gosto ver uma festa dessas. A gente vê a apresentação dos nossos filhos, vê que eles são bem tratados, ganham lanche e ainda participam de um trabalho tão bonito como esse. As professoras estão de parabéns”, disse a mãe de aluno Maria Lúcia do Carmo.
A obra de Villa Lobos interpretada pelos alunos da E. M. Alfredo Inácio

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário