Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Teresópolis concentra entrega dos kits de micropatrulha mecanizada

 Equipamentos dos kits da micropatrulha mecanizada: Teresópolis receberá 11 kits do Governo do Estado
Teresópolis concentra entrega dos kits de micropatrulha mecanizada


Teresópolis, 5 de julho de 2012 – Encaminhados pelo Governo do Estado, estão posicionados no Parque de Exposições, sede da Secretaria Municipal de Agricultura, em Albuquerque, os mais de 130 equipamentos que compõem os kits de micropatrulha mecanizada. São 44 conjuntos, compostos por tratores e microtratores equipados com carreta tracionada, encanteirador e enxada rotativa. Teresópolis vai receber 11 kits; o restante será encaminhado a outros municípios contemplados. A data de entrega ainda não foi definida.

Em reunião no mês de abril, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, aprovou a indicação, feita pelo escritório da Emater em Teresópolis, das entidades e cooperativas de produtores rurais locais candidatas a receber 11 kits da micropatrulha mecanizada. São elas: Cooperativa de Vieira, Associação de Produtores Orgânicos de Vargem Grande, Associação de Pequenos Produtores de Santa Rita e as Associações de Produtores e Amigos de Sebastiana, Vale Alpino, Água Quente, Pião, Andradas e de Imbiú.

O Secretário de Agricultura de Teresópolis, José Francisco Cortázio, comemora os benefícios que os equipamentos proporcionarão aos agricultores. “Esses tratores e microtratores vão ajudar bastante os produtores rurais na preparação da terra para o plantio e no transporte de mercadoria, por exemplo, melhorando a condição de trabalho do homem do campo. Agradecemos a parceria do Governo do Estado por mais esta conquista”. 

Trata-se do Rio Rural BIRD – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, aprovado pelo Banco Mundial em 2009 e que amplia as ações do Programa Rio Rural para todas as regiões fluminenses. O projeto investirá US$ 79 milhões em ações sustentáveis em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios até 2015, sendo US$ 39,5 milhões investidos pelo Governo do Estado e a outra metade financiada pelo BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento). O projeto identificará e apoiará iniciativas e arranjos locais que possibilitem a geração de renda no campo, com respeito ao meio ambiente e equidade social, propiciando assim a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.
Teresópolis concentra entrega dos kits de micropatrulha mecanizada

Através da Emater foi feito um levantamento das entidades de produtores rurais em Teresópolis com capacidade técnica e gerencial para receber esses equipamentos. A indicação foi feita pelo técnico que faz o acompanhamento nas comunidades. A documentação das entidades indicadas foi encaminhada para a avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, que negociou a liberação de recursos junto ao BIRD para a aquisição dos kits.

Texto: Silvia Pimentel
Foto: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário