Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UNIFESO Clipping-Teresópolis Ano IV, no 166.

UNIFESO Clipping-Teresópolis  Ano IV, no 166.
Teresópolis, 30 de agosto de 2012. Ano IV, no 166.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Acontece neste sábado o Workshop de Empreendedorismo do Centro de Ciências e Tecnologia – Estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Matemática do UNIFESO, e pessoas interessadas pelo tema, estão convidados a participar do Workshop de Empreendedorismo do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). O evento vai tratar do projeto “Pesquisa Ação: Inovação e Sustentabilidade das Iniciativas Discentes”, apoiado pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão. A atividade acontece no sábado, dia 1º de setembro, das 9h30 às 14h30, na Sala de Multimídia do Prédio Biomédicas, no Campus Sede.

Cursos do UNIFESO têm novas coordenadoras – Os cursos de Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO contam com novas coordenadoras. Neste segundo semestre de 2012, assumiu o curso de Enfermagem a professora Viviane da Costa Freitas; e os cursos de Engenharia a professora Vivian Telles Paim. Ambas são mestres, possuem experiência no UNIFESO como docentes e, dentro das suas respectivas áreas, vêm desenvolvendo tanto nesta quanto em outras Instituições projetos de suma importância social, em especial para Teresópolis e região. A professora Vivian Telles possui graduação em Engenharia Agrícola e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No dia 6 de agosto tomou posse da coordenação, apontando como seu maior desafio a consolidação dos cursos no município e região. Há mais de 10 anos atuando na formação de enfermeiros do UNIFESO, a professora Viviane da Costa Freitas tomou posse como coordenadora no dia 18 de julho. Ela é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, especialista em Saúde da Família pelo UNIFESO e em Gestão da Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vestibular Agendado: inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para o primeiro semestre de 2013. Os candidatos podem optar pelos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. As inscrições podem ser feitas pelo site ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO, no Campus Sede. Após inscrever-se, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN, de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 19h levando o comprovante de inscrição, cópia da identidade, histórico escolar ou comprovante de Conclusão do Ensino Médio, CPF e caneta esferográfica azul ou preta para fazer a Prova de Redação. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail vestibular@unifeso.edu.br. Informações sobre o FIES e o PROUNI: telefone: (21) 2641-7118 e e-mail beneficios@unifeso.edu.br.

Pilates no UNIFESO com novos aparelhos – A Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO está ampliando seus serviços e modernizando seus espaços, oferecendo ao público mais qualidade no atendimento e um leque mais variado de técnicas e experiências para o aperfeiçoamento dos estudantes. A Clínica acaba de adquirir novos e modernos aparelhos para o desenvolvimento de Pilates, como o Barrel, o Trapézio, o Reformer e a Cadeira. “Desenvolvemos o trabalho do solo que é muito importante, mas com os aparelhos a aula fica muito mais completa. A resistência dos aparelhos é feita através das molas, que são adaptadas para a necessidade de cada paciente”, contou a professora Elisa de Souza Rocha, do curso de Fisioterapia. Para a coordenadora da Clínica, professora Alba Fernandes, “o curso de Pilates beneficia tanto a clínica quanto o curso de Fisioterapia, porque os estudantes terão mais uma opção para se aprimorarem”. A Clínica-Escola de Fisioterapia fica na Estrada da Prata, s/n, Prata. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para marcar uma avaliação basta entrar em contato pelos telefones (21) 2743-5311 ou 2743-5303, ou pelo e-mail clinica.fisio@unifeso.edu.br.

Assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais compõe Banco de Avaliadores do MEC – A professora Edneia Martuchelli Moço, Assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI) do UNIFESO, foi aprovada como avaliadora da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC). A partir de agora, Edneia compõe o Banco de Avaliadores do MEC em diferentes modalidades de processos avaliativos. A professora conta que nesta primeira etapa atuará na avaliação de Residências Médicas em Medicina Preventiva e Social. “Para mim fica o reconhecimento de mais de vinte anos atuando na área da Saúde Coletiva, como docente e como profissional de saúde. Imagino que tenha valor, também, para o UNIFESO, instituição na qual me formei e atuo”, ressaltou.

Sustentabilidade Ambiental é tema de bate-papo no curso de Direito – Há dois meses o professor Nilton Cezar Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF), lançou no Rio de Janeiro o livro “A Sustentabilidade Ambiental em suas múltiplas faces”, juntamente com os professores Ana Alice de Carli e Pedro Saavedra Avzaradel, do curso de Direito, e Nelsom Jose Veiga de Magalhães, do curso de Ciência da Computação do UNIFESO e colaboradores da obra. Foi em torno do tema do livro que aconteceu, no dia 23 de agosto, um bate-papo entre estudantes e professores do curso de Direito do UNIFESO com o autor e convidados. O livro consiste em um conjunto multidisciplinar de reflexões sobre a sustentabilidade ambiental, considerando os constantes sinais de exaustão do meio ambiente em razão da falta de cuidado da humanidade em relação a ele. A obra coletiva, que faz parte de um projeto de pesquisa apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo democratizar questões relevantes à construção de uma cidadania ecológica.

Curso de Pedagogia fala sobre folclore em momento cultural – Com o tema “A interculturalidade no folclore”, o curso de Pedagogia do UNIFESO realizou, no dia 29, a segunda edição de 2012 do Momento Cultural da Quinta, que tem como objetivos ampliar a formação no tocante aos estudos culturais numa perspectiva intercultural, promover a integração dos estudantes, docentes e funcionários da graduação, e valorizar os talentos, de modo a ampliar a sua formação em outras áreas do conhecimento. O projeto Momento Cultural pretende ainda estabelecer a integração de estudantes, docentes e funcionários que atuam no curso de Pedagogia, por meio de atividades artístico-culturais, acreditando que assim será capaz de impulsionar de forma criativa a participação e o envolvimento de todos nas atividades realizadas. “Com apresentações de teatro, dança e poesia, os estudantes despertaram sua criatividade, perderam a vergonha, e mostraram aos colegas e familiares o que aprenderam e vão colocar em prática na vida profissional. Foi mais ou menos como um teste de habilidade, uma forma de socializar e integrar estudantes dos diversos períodos”, afirmou Gicele Faissal, uma das professoras responsáveis pela idealização e coordenação do projeto. O III Momento Cultural da Quinta acontece no dia 28 de novembro, com o tema “A criança nossa de cada dia”.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Café Filosófico – O UNIFESO, através do Programa UNIVERTI-FESO, realiza na sexta, dia 31, a partir das 15h, mais uma edição do Café Filosófico com o tema “Saúde Física na Maturidade”. A palestra será proferida pela médica geriatra Alexandra de Moura Estevão, e terá como debatedora a gerontóloga social Tamine Maria Raposo Elmor – assessora do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), e mediadora a psicóloga Patrícia Estrella Liporace Barcelos. No dia 28 de setembro o tema será “Saúde Mental na Maturidade”; e em 26 de outubro “Saúde Espiritual na Maturidade”. Os encontros são gratuitos e acontecem no Campus FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto). Maiores informações pelos telefones (21) 2644-5770 / 2644-5751 / 2644-5762 ou pelo e-mail: proarte@unifeso.edu.br.

Exposição “Fios e Tramas da Natureza” – Acontece na sexta, dia 31, na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), às 17h, a abertura da exposição “Fios e Tramas da Natureza”, com a artista Flora Cohen. “Trabalho com a arte têxtil. Uso linhas, fios, elementos da natureza como folhas, galhos, cipós, tecidos, reciclagens. Tudo com muita cor. Vou andando pelas ruas e catando o que me chama a atenção. Quando a ideia vem, eu junto com os fios”, conta a artista. A exposição acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.


Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário