O curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 7 de agosto, uma série de audiências simuladas simultâneas com os estudantes do primeiro e décimo períodos, abordando casos pertinentes ao Juizado Especial Cível Estadual. O evento aconteceu no Tribunal do Júri e nas salas de tutoria do prédio Flávio Bortoluzzi de Souza, no Campus Sede, e contou com a presença dos professores Lygia Pombo e Maria da Conceição Magalhães, respectivamente supervisora e assistente técnica do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ); Daniele Câmara Dias da Rosa e Marcelo Gonçalves, do estágio 3 na área de Família; e Jucinéia Granito e Ricardo Lobato, do estágio 4 na área Cível.
Segundo a professora Lygia Pombo, trata-se de uma atividade em que os estudantes têm a oportunidade de atuação, seja como juízes, autores ou réus. “Além de recepcionar os novos alunos já com uma atividade prática e promover uma integração com aqueles que já estão se formando, o projeto tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e preparar os futuros profissionais para atuar no mercado de trabalho com o domínio pleno das práticas jurídicas”, ressaltou a supervisora do NPJ, explicando que para as dez audiências nas salas de tutoria, os estudantes do primeiro período foram divididos em dez grupos com quatro alunos cada, enquanto os do décimo ficaram em dez grupos de cinco. “As audiências simuladas foram realizadas a partir de um caso real proposto aos alunos, que durante cerca de vinte minutos elaboraram as peças que formam os autos dos processos”, explicou.
De volta ao Tribunal do Júri, cada grupo escolheu dois relatores. O do décimo apontou o resultado do caso conforme a atuação dos estudantes. Já o estudante do primeiro período apresentou o que o grupo achou da atividade. Ao final do evento, os professores deram a palavra final, explicando como cada grupo deveria proceder para que a situação se resolvesse, e apontando o resultado real do caso. “É uma atividade de recepção muito interessante porque os estudantes já saem daqui entendendo um pouco de como funciona o judiciário. E ela não termina aqui, já que o caso vai continuar sendo trabalhado em sala de aula com o primeiro período e no NPJ com o décimo”, afirmou a professora Daniele.
O estudante Felippe de Oliveira Rosa, do décimo período, destaca a importância da atividade interdisciplinar. “Trabalhar em conjunto com o primeiro período nos faz refletir sobre tudo o que já passamos e as experiências que adquirimos ao longo de nossa vida acadêmica, além de ser um grande desafio para eles já que ainda não sabem como proceder diante da situação imposta”, apontou. Os ingressantes Amanda França Braz e Michel Monteiro de Oliveira ficaram surpresos com a atividade. “Deu muito mais vontade de conhecer tudo que o curso pode oferecer”, apontou Amanda. “Totalmente diferente de tudo que eu esperava encontrar. Esse contato com o décimo período acrescenta muito ao nosso aprendizado, pois nos possibilita conhecer mais o papel, a maneira de atuação e como se deve comportar durante um processo”, ressaltou Michel.
Fonte:Unifeso Clipping
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