Teresópolis já está entre os municípios mais capazes de prever catástrofes
Um gerador móvel, uma antena para captar informações diretas dos satélites e um sistema de rádio próprio que pode inclusive entrar na frequência dos radioamadores são os novos instrumentos de que a Defesa Civil de Teresópolis vai dispor nas próximas semanas.
Os novos equipamentos, que já estão nas dependências da secretaria na Tijuca, aguardam apenas a vinda de pessoal especializado da Marinha e do Centro de Educação Tecnológica Celso Sucow da Fonseca, CEFET, para serem montados e entrarem em operação.
“A Defesa Civil de Teresópolis está entre as mais bem equipadas do estado, ficando atrás apenas da sua equivalente na cidade do Rio de Janeiro”, explica o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.
Segundo Silva a entrada em funcionamento dos novos equipamentos vai aprimorar ainda mais a previsão de chuvas em todas as regiões do município, antecipando-se a eventuais tempestades que vir a causar acidentes em áreas de risco.
No momento a Defesa Civil municipal, conta com informações via internet e está conectada com estações do Consórcio Rio-Teresópolis, CRT e o Instituto Estadual do Ambiente, INEA. Na sala de acompanhamento o movimento das chuvas, sua intensidade e deslocamento dentro da área de Teresópolis podem ser monitorado a cada 15 minutos
A entrada em funcionamento dos novos equipamentos vai agilizar ainda mais a previsão do tempo, permitindo que a Defesa Civil possa se antecipar aos acontecimentos, evitando fatos como a tragédia de 12 de janeiro de 2011.
Texto: José Attico
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário