Teresópolis, 16 de agosto de 2012 - A Educação em Teresópolis está em alta. Segundo os dados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – divulgados pelo Ministério da Educação – MEC – na última terça-feira, 14, a avaliação da cidade subiu, chegando à terceira posição estadual no primeiro segmento e mantendo a pontuação no segundo. Além disso, escolas de Teresópolis alcançaram média superior às metas estipuladas pelo MEC e nenhuma foi listada entre as piores do Estado.
Comemorando a notícia, o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, lembrou que esses índices são o resultado de um trabalho coletivo, que envolve toda a comunidade escolar. “Temos que parabenizar todos os envolvidos no processo educacional em nossa cidade. Do funcionário que abre os portões das escolas todas às manhãs aos pais que acreditam no trabalho desenvolvido pelos nossos educadores. A Educação em Teresópolis é um esforço coletivo que envolve professores, equipes diretivas, funcionários, pais, responsáveis e alunos. Estão todos de parabéns”, disse o Secretário.
O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A professora Carla Rebello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, ressaltou que além da ótima colocação da Educação Municipal no ranking estadual, algumas escolas municipais cresceram acima das metas estabelecidas pelos indicadores do Ideb. “Algumas escolas de Teresópolis superaram as expectativas do MEC nesta avaliação, como é o caso da Escola Municipal Dorvalino de Oliveira, no Meudom. Sua meta, segundo os indicadores do Ideb seria de 3,6 e sua nota foi de 6,2. Ou seja, um crescimento bem acima da média projetada pelos índices do Ideb”, comemora Carla.
Outras escolas da Rede Municipal de Teresópolis que ficaram em destaque nesta avaliação foram: Escola Municipal Irene Santanna do Valle (Pimentel) com crescimento de 59%, Escola Municipal Amaury Amaral (Fonte Santa) com crescimento de 43%, Escola Municipal Rotary (Pimenteiras) com crescimento de 37% e Escola Municipal Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarany) com crescimento de 32%. Todas essas unidades escolares superaram as médias estipuladas pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Algumas escolas municipais ainda conseguiram destaque entre o ranking das Melhores Escolas do Estado, como o caso da Escola Municipal Antônio Santiago, no Alto, que ficou na 16ª posição em todo o Rio de Janeiro, alcançando a nota de 7,3. Outras escolas de Teresópolis bem colocadas foram a Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, em Imbiú, e Ginda Bloch, no Alto.
De acordo com a Diretora do Departamento de Administração da Secretaria Municipal de Educação, professora Carmem Lucia Guarilha, esta notícia projeta Teresópolis positivamente e mostra que a Educação em nosso município tem todos os fatores para se tornar a melhor do Estado. “Esta avaliação do Ideb aconteceu em um momento difícil para nossos alunos. Teresópolis estava sofrendo com a tragédia, escolas estavam interditadas e desalojadas, alunos morando em abrigos, professores e funcionários que perderam tudo e mesmo assim apresentamos esta resposta positiva para as famílias e ficamos em terceiro lugar no Estado. Não tenho dúvida de que em condições ideais, nossa posição seria ainda melhor”, avalia Carmem Lucia.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, o resultado comprova também que a educação municipal está no caminho certo. “Teresópolis nunca foi tão reconhecida por sua qualidade na Educação e isso nos enche de orgulho. Os investimentos feitos estão dando resultados e a cidade pode se orgulhar de ter uma das melhores redes de ensino do Estado. Nossa meta é continuar a investir para podermos avançar sempre”, declara o Secretário.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário