Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Acontece dia 06/04/13,Caminhada, vídeo e teatro contra a dengue em Teresópolis

Caminhada, vídeo e teatro marcam o Dia ‘D’ contra a dengue em Teresópolis-Atividades acontecem neste sábado, 6, na Calçada da Fama e no bairro de São Pedro


Teresópolis, 4 de abril de 2013 – Neste sábado, 6 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma grande mobilização contra a dengue. Sob a coordenação da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, a ação é intitulada Dia 'D' contra a Dengue, e segue a campanha que será realizada em vários municípios da Região Serrana.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. São parceiros da iniciativa a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação de Moradores do bairro de São Pedro.

“Convidamos a população a participar desta grande mobilização contra a dengue, dedicando cinco minutos do seu tempo para o combate ao foco do mosquito Aedes aegypti. É muito importante que todos participem, pois somente juntos, população e Secretaria de Saúde, conseguiremos combater o mosquito transmissor da dengue”, conclama o Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Centro da cidade

Realizada na Calçada da Fama, na Várzea, das 9h às 16h, a campanha contará com distribuição de panfletos, exibição de vídeo educativo, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Através de uma lupa, as pessoas poderão observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

São Pedro

A mobilização no bairro de São Pedro será realizada a partir das 9h, na Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra – e contará com apresentação da Banda Dançante do Cedal, distribuição de panfletos didáticos, palestra e brincadeiras pedagógicas com o público infantil. Às 10h será realizada uma caminhada pelas principais ruas do bairro, quando a população será convidada a participar da campanha de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

Dengue na cidade

De acordo com levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2012 foram notificados 47 casos de dengue em Teresópolis, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue na cidade. Até o início do mês de março de 2013 existiam 20 notificações no município. Em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti. Em 2013, esse número subiu para 25

PROGRAMAÇÃO DO DIA ‘D’ CONTRA A DENGUE

Calçada da Fama - Centro
9h – Início da campanha
9h às 11h – Entrega de panfletos, corpo a corpo com a população
11h30 – Exibição de vídeo educativo sobre o mosquito Aedes aegypti
13h – Palestra
14h30 – Teatro
15h – Brincadeiras pedagógicas com o público infantil
16h – Encerramento

Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra) - São Pedro
9h – Início do evento e apresentação da Banda Dançante do Cedal
10h – Distribuição de panfletos, corpo a corpo com a população,
caminhada de mobilização pela comunidade, teatro
e brincadeiras pedagógicas com o público infantil

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário