Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Assembléia, em Teresópolis, elege o presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos

Teresópolis RJ
Assembléia nesta terça, em Teresópolis, elege o presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos


Teresópolis, 29 de abril de 2013 – Acontece nesta terça-feira, 30, às 10h, na Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a assembleia geral do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos. Em pauta, a eleição e posse do presidente e a designação dos membros da diretoria executiva, bem como a aprovação do primeiro termo aditivo ao contrato do consórcio, autorizando o ingresso do Governo do Estado, e a análise do estatuto social.

Trata-se do consórcio firmado entre Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto – também intitulado Serrana I – para o tratamento do lixo das quatro cidades no Aterro Sanitário do município. A iniciativa atende ao Programa Pacto pelo Saneamento – Lixo Zero, da Secretaria de Estado do Ambiente, e o objetivo é a gestão integrada dos resíduos sólidos produzidos pelas quatro cidades.

Na última reunião, realizada em Teresópolis no dia 8 de abril, foram atualizadas as informações sobre a execução da segunda fase das obras no Complexo de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos consorciado de Teresópolis, que se encontra na etapa de licitação pelo Governo do Estado.

Esta fase abrange a instalação de uma unidade de tratamento dos resíduos descartados pelos serviços de saúde, a implantação de uma unidade de beneficiamento de resíduos da construção civil e a adequação da unidade de triagem para unidade de apoio à coleta seletiva.

Além de reduzir os custos de operação do Aterro Sanitário, a oficialização do consórcio intermunicipal estreita ainda mais a parceria entre as quatro cidades em outras iniciativas ambientais, e também rende para Teresópolis e os outros três municípios o aumento do repasse de recursos do ICMS Verde.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário