Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Horto Municipal de Teresópolis vai ganhar novos atrativos e biblioteca

Horto Municipal dobra de tamanho e vai ganhar biblioteca e espaço para aulas de ecologia-Revitalização vai transformar local em ponto turístico


Teresópolis 11 de abril de 2013 – E as mudanças já começaram. O administrador do Horto Municipal, Tião Correa, planeja para os próximos dias o início da capina e limpeza do espaço inativo, do outro lado do riacho que divide a área. Com isso o Horto vai praticamente dobrar de tamanho. As intervenções já estão autorizadas pelo Secretário de Obras e Serviços Públicos Denilson Moraes.

“Vamos construir uma ponte em arco sobre o riacho que divide em dois o terreno do Horto. E uma ‘segunda sede’ será erguida na área a ser incorporada”, explica Correa. “Hoje no local existem apenas vegetação rasteira, pés de mamona e algumas árvores que, é claro, serão preservadas”, diz. Além de decorativa, a ponte em arco vai evitar que na temporada de chuvas fortes, quando a água do riacho geralmente transborda, o acesso ao espaço que começará a ser ocupado a partir de agora seja dificultado.

Na nova área serão plantadas principalmente mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Pessoas envolvidas com o ambientalismo, como o desembargador Joaquim Cyrillo Baptista Mouzinho, o médico Augusto Edmundo Braga e o comerciante Jorge Serafim, entre muitos outros, já manifestaram o interesse em contribuir para o implemento da nova atividade. “A idéia é preparar mudas para replantio de Pau Brasil, Braúna, Angelim, Ipê e Jacarandá, entre outras árvores, que mais tarde irão crescer em diferentes locais por todo o município de Teresópolis,” explica Tião Correa.

A sede do Horto já está com o piso recuperado e recebeu pintura. Bancos e mesas ao ar livre também estão sendo renovados e pintados, bem como as passagens entre os canteiros. Novos bancos deverão ser acrescentados à área de lazer, que vai tomando forma no local. “Queremos fazer daqui o Jardim Botânico de Teresópolis”, diz o administrador Tião Correa, contando que o Prefeito Rogério Cabral esteve recentemente no local, buscando know-how para a implantação de uma unidade similar em Nova Friburgo.
Projeto do engenheiro Osíris Rahal, O Horto Municipal de Teresópolis foi criado no dia 6 de julho de 1965, na administração do Prefeito Waldir Barbosa Moreira. O terreno de aproximadamente 10.000m², nas Quarenta Casas, foi doado à Prefeitura pelo empresário Carlos Guinle. Na placa que marca a inauguração são feitos agradecimentos a seus colaboradores, como Mário Freire, Rubens Rocha e Darcy Lopes.

No espaço, as mudas de plantas passam da sementeira para canteiros. Depois, são agrupadas de acordo com as espécies e utilizadas para arborização e complementação paisagística dos espaços públicos do município.

Novos espaços

A construção de um quiosque, onde alunos de escolas de Teresópolis possam assistir aulas de educação ambiental, também está nos planos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A sede do Horto vai abrigar ainda uma biblioteca – em uma das salas da administração – com literatura tendo a ecologia e a educação ambiental como temas. Algumas doações de livros específicos já estão acertadas.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denilson Moraes, a quem a administração do local está subordinada, acredita que o Horto Municipal, além de produzir mudas para replantio e embelezamento da cidade, poderá se transformar em mais um ponto turístico. “Queremos mais, queremos fazer desse espaço, além de um criatório de plantas, um local aconchegante, onde as pessoas possam vir a passeio, curtir a natureza e, além do lazer, possam também aumentar seus conhecimentos de ecologia”, diz o secretário.
Denilson Moraes disse ainda que os restos da sucata de veículos da Prefeitura - que vão a leilão no próximo dia 18 - serão retirados do local. Uma pequena serralheria, que funciona no final do terreno, também deverá deixar o Horto, permitindo a implantação de novos canteiros.

“O Horto vai, com certeza, ser incluído no roteiro turístico de Teresópolis”, diz o secretário de Turismo, Henrique Carregal. “Vamos nos empenhar para que dentro em breve os moradores da cidade e os turistas tenham mais essa área de lazer à disposição”.

O Secretário de Turismo acha que “além do simples lazer, o Horto vai proporcionar aos visitantes, um contato direto com a natureza e também a possibilidade de agregar conhecimento sobre ecologia e ambientalismo”. Carregal se diz um “entusiasta do projeto e está ansioso para vê-lo em pleno funcionamento”.
 Espécies

Estão plantadas nos canteiros do Horto Municipal mais de 20.000 mudas, entre medicinais, decorativas e outras, como a grama amendoim, por exemplo, usada na contenção de encostas. A maior parte são roseiras – cerca de 2.800 mudas – que em breve irão embelezar os canteiros das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré – na Reta, colégios, escolas, praças e logradouros por todo o município. Hortênsias e Agapantos também são cultivados em larga escala no Horto.

Plantas consideradas exóticas, como o Chapéu de Mandarim e a “americana” – na verdade uma planta oriunda da Califórnia e cujo nome correspondente em português ainda não foi encontrado nas pesquisas feitas pelo pessoal do Horto – fazem parte do acervo. Outras, como a grumixama, já estão espalhando mudas que serão preparadas para futuros replantios.

A expectativa de Tião Correa é que, no futuro, cada planta tenha sua placa de identificação, com indicativos da região de origem, denominação científica e outras informações para o público.
Texto: José Attico
Fotos: Jefferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário