Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

7º Cultura de Raiz contagia público teresopolitano

Giane, Maria Eduarda, Beto Selig e Wagner Tadeu fizeram sucesso com 'Cantador'
7º Cultura de Raiz contagia público



Teresópolis, 6 de agosto de 2012 - No último domingo, dia 5 de agosto, a Casa de Cultura Adolpho Bloch mais uma vez ficou em festa por conta do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento contou com inúmeras apresentações, mostrando o melhor da música do homem do campo. O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 12, foi um dos temas lembrados no programa, que também destacou o Mês do Folclore, genuína manifestação da cultura popular.
Daniel Vieira, Zé Luiz e Clotilde Soares

“Tivemos mais uma manhã de grande festa, muita alegria, música e descontração. O Cultura de Raiz hoje já é um projeto consagrado, que resgata a música do homem do campo, valoriza a cultura popular, revela novos talentos e estimula o aprimoramento dos artistas. As apresentações estão cada vez melhores, evidenciando o progresso dos participantes. Em setembro tem mais”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Seguindo o formato de sucesso, com cenário de cozinha de roça e formato de programa de auditório, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, que deu as boas-vindas ao público e anunciou as atrações, convidando Adão Curió da Viola, que abriu as apresentações artísticas ao lado de Daniel Vieira e Seu Claro. Depois disso, a animação tomou conta da casa até quase duas da tarde.
Manoel da Gaita agradou a plateia com o instrumento

Entre as mais de 20 apresentações, destaque para o quarteto formado por Wagner Tadeu, Giane, Beto Selig e Maria Eduarda, que encantaram a todos com 'Cantador', de Levi Ramiro. Amado Rodrigues também chamou a atenção com 'Cavalo xucro', assim como Moacir Monteiro, que aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento de seu CD, a ser realizado na próxima quinta, dia 9, no Grêmio Musical Paquequer.

Artista sempre presente, Wanda Pinheiro encantou a plateia com sua interpretação de 'Fuscão Preto' e fez um repente especial, em lembrança ao Dia dos Pais. Moacir Rosa foi outro que fez homenagens aos pais pela data e emocionou o público com 'Couro de Boi'. Roberto Müller apostou na seresta, cantando composições de Cartola, como 'As rosas não falam', e Zé Rodrigues interpretou 'Mudança Radical' e 'No meu sertão'.

O sanfoneiro 'Seu' Timbira animou a todos com 'Tico tico no fubá', de Zequinha de Abreu, enquanto Crésio da Vila apostou em 'Mexe mexe'. Vera Boccard foi outra que fez sucesso, acompanhada por Moacir Rosa, Ayrton Rebello, Zé Luiz, Jacaré e Seu Claro.
Zé Futrica arrancou aplausos e risadas do público

No momento do choro, presente em todas as edições a partir de agora, Carmem Bartoly e Geremias Cruz, acompanhados por Luiz Sil e Ivanil Resende, encantaram com 'Flor Amarela', de Joaquim Calado, considerado o primeiro chorinho, e mais ainda com 'Brasileirinho', de Valdir Azevedo.

Segundo tema abordado na 7ª edição do Cultura de Raiz, o Folclore foi lembrado através da apresentação de capoeira do Grupo Senzala, com demonstração de diversos alunos e do contramestre Tião. A manhã de festa teve ainda a participação de Edinar Corradini e Vidocq Casas, declamando poesias, e do palhaço Zé Futrica, que arrancou risadas do público com a canção 'Isqueiro do povo', de sua autoria. Jorge Viajante apresentou clássicos das duplas Teodoro e Sampaio e Tonico e Tinoco, acompanhado por Monteiro. “É minha segunda vez aqui. Foi bom na primeira, melhor ainda na segunda. Virei mais vezes daqui pra frente”, disse o cantor.
Monteiro e Jorge Viajante, com Ayrton Rebello

Mario do Violão e Clotilde Soares também marcaram presença no encontro. E, encerrando o evento, o estreante Fernando Caramujo, que fechou com chave de ouro mostrando o melhor forró nordestino com 'É proibido cochilar', entre outras.

Além das atrações no palco do teatro, a Sala de Dança da Casa de Cultura também ficou movimentada durante toda a manhã. No local, o público pode conferir estandes com vendas de diversos artigos em artesanato, quitutes, produtos da Feira Agroecológica, da técnica do Alimento Vivo – que preserva o sabor original dos alimentos, além do estande do Lar Tia Anastácia.

Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz. Ao todo, já foram realizadas 37 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.
O folclore foi lembrado com a capoeira do Grupo Senzala

Relação de participantes:

Participaram do 7º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Adão Curió da Viola, Seu Claro, Daniel Vieira, Roninho, Manoel da Gaita, Wagner Tadeu, Giane, Maria Eduarda, Wanda Pinheiro, Zé Luiz, Amado Rodrigues, Moacir Monteiro, Vera Boccard, Moacir Rosa, Ayrton Rebello, Roberto Müller, Jacaré, Zé Rodrigues, Crésio da Vila, Edson Firmino, Tião do Triângulo, Seu Timbira, Deusecílio Edson Firmino, Carmem Bartoly, Geremias Cruz, Luiz Sil, Ivanil Resende, Grupo de Capoeira Senzala (Mestre Elias), Edinar Corradini, Zé Futrica, Jorge Viajante, Mario do Violão, Monteiro, Vidocq Casas, Paulo Medeiros, Maria de Mello Pereira, Clotilde Soares, Ivanil Resende e Fernando Caramujo.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rachel Claussen
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário