Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Orquestra Barroca da Unirio se apresenta na Igreja Matriz de Santa Tereza D`ávila em Teresópolis

Orquestra Barroca da Unirio se apresenta na Igreja Matriz de Santa Tereza D`ávila
Orquestra Barroca da Unirio se apresenta na Igreja Matriz de Santa Tereza D`ávila 

A Orquestra Barroca da Unirio (23 integrantes) se apresenta no próximo dia 02 de setembro de 2012, às 16h, na Igreja Matriz de Santa Tereza D`ávila em Teresópolis. No programa, obras de Purcell, Rameau e Telemann, entre outros. O concerto faz parte da série “Os Quatro Pontos Cardeais”, projeto da Orquestra contemplado pelo edital de Apoio à Música de Câmara da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Orquestra Barroca da Unirio (Direção: Laura Rónai)

Dia 02 de setembro (domingo), às 16h
Igreja Matriz Sta.Tereza D`ávila

Praça Baltazar da Silveira - Teresópolis
Entrada Franca
............................................

Os Quatro Pontos Cardeais

Não é à toa que muita gente tem uma trilha sonora imaginária para sua vida. De fato, a música é, de todas as Artes, aquela que é mais tradicionalmente conectada à emoção humana. Mas como podem emoções conflitantes serem projetadas por meio de simples notas musicais? Como pode uma única gramática sonora dar conta do amor mais suave até a raiva mais intensa? Esta é a questão sobre a qual compositores de latitudes e longitudes as mais diversas se debruçaram, e são as respostas que encontraram que fazem da música uma linguagem verdadeiramente universal.

Todo mundo que vê uma novela de televisão, consciente ou inconscientemente percebe um vocabulário de gestos musicais que exprimem os estados mentais dos atores e a atmosfera emocional da ação. E foi no Barroco que os compositores começaram a criar esse vocabulário, baseados na teoria dos Affekts, um sistema que permitia associar tonalidades e gestos musicais a estados de espírito específicos – depressão, medo, entusiasmo, alegria, e assim por diante.

“Os Quatro Pontos Cardeais” se propõe a ir além da simples associação de belas melodias a emoções comuns a todos nós. Ela pretende fazer um vôo rasante sobre o espectro emocional da música do período barroco (séc XVII/XVIII). Quatro temas dominaram singularmente o imaginário do período: alegria, dor, amor e ódio. Ainda hoje, em nossa música popular, esses temas são recorrentes, constituindo-se em matéria prima de autores tão diferentes quanto Noel Rosa e Cazuza.

Esta faceta da arte barroca é explorada neste projeto em quatro concertos realizados pela Orquestra Barroca da UniRio, nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Rio de Janeiro. Os concertos, representando as quatro paixões básicas da retórica barroca, foram intitulados:


  • Alegria e Júbilo – Palácio de Cristal (Petrópolis)
  • Ciúme, Ódio e Loucura – Museu de Imagens do Inconsciente (Rio de Janeiro)
  • Dor e Morte – Igreja Matriz Sta.Tereza D`ávila (Teresópolis)
  • Amor e Erotismo –Parque Lage (Rio de Janeiro)


A Orquestra Barroca da UniRio, criada em 2002 pela flautista Laura Rónai, é uma oficina permanente que reúne professores, alunos e músicos pesquisadores, de várias universidades brasileiras, e se dedica exclusivamente à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII. Com vozes e instrumentos bem conhecidos do grande público, como violinos, violas e cellos, aliados a outros como cravo, viola da gamba, teorba, traverso, oboé e fagote barrocos, em 2010 a Orquestra se expandiu sensivelmente, firmando sua posição como o mais importante grupo de câmara fixo a atuar no segmento de música barroca no Estado do Rio. A Orquestra conta com apoio da UniRio no que diz respeito à cessão de espaço para ensaios e aquisição de materiais.

Fonte:Paula Elisa (Produtora Maracujá Cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário