Vice-presidente, Prefeito Arlei propõe a criação de Secretaria de Projetos para atender a todos os municípios do Consórcio
Teresópolis, 10 de maio de 2013 - O Prefeito Arlei participou na manhã desta sexta-feira, 10, na cidade de Saquarema, de reunião da diretoria do Conleste - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, do qual é vice-presidente. Participaram também do encontro o presidente do Consórcio e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, o prefeito de Magé, Nestor Vidal, que é presidente da. Adeleste – Associação de Desenvolvimento do Leste Fluminense, e a prefeita de Saquarema e vice-presidente da Associação, Franciane Motta.
O objetivo foi preparar a pauta para o encontro agendado com o Governador Sérgio Cabral, bem como para a reunião com a Presidente Dilma Rousseff, que será marcada nas próximas semanas pelo Vice-presidente Michel Temer. Outro tema discutido foi a questão da contrapartida da Petrobras para amenizar os impactos causados na região por conta da construção do Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
Também acompanharam a reunião o secretário geral do Conleste e secretário de Trabalho de Itaboraí, Álvaro Adolfo, o secretário de Trabalho de Magé, Edir Inácio Silva, o secretário de Turismo de Saquarema, Edson Botelho, o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, além de assessores.
Várias sugestões foram colocadas à mesa, como a apresentada pelo Prefeito Arlei, que propôs a criação da Secretaria de Projetos do Conleste. A ideia é que a secretaria reúna representantes dos 15 municípios que fazem parte do consórcio, proposta que foi muito bem recebida pelos demais prefeitos. Ficou também definido que os municípios trabalharão unidos na busca de verbas e projetos junto ao Estado e o Governo Federal.
Durante o encontro, o secretário geral do Conleste, Álvaro Adolfo, falou sobre o funcionamento da Adeleste. A associação é um braço operacional do consórcio e tem como missão captar recursos, elaborar projetos e realizar todo o tipo de parceria em favor dos municípios que integram a entidade.
O presidente do Conleste, Helil Cardozo, destacou que a união dos municípios é fundamental para reivindicar, junto à Petrobras, a contrapartida para compensar os impactos originados pela construção do Complexo Petroquímico. “Teremos uma reunião com o Governador Sérgio Cabral e a Presidente Dilma. Os 15 municípios unidos com certeza terão mais força para negociarem e conquistarem as contrapartidas, principalmente nas áreas de segurança, de meio ambiente e de mobilidade urbana”.
Para o Prefeito de Magé e presidente da Adeleste, Nestor Vidal, os municípios têm que ser consultados no caso da construção de grandes empreendimentos. “Começam a fazer obras em nossos municípios muitas vezes sem nos ouvir. Eu tenho certeza que juntos teremos muito mais força para evitar que nossos municípios sejam prejudicados”.
A Prefeita de Saquarema, Franciane Motta, falou sobre a pauta das próximas reuniões, lembrando que cada cidade apresentará suas demandas principais, que serão levadas para as reuniões com o Governador, a Presidente da República e, posteriormente, à Petrobras. “Os municípios trarão suas principais demandas para serem discutidas na próxima reunião, e assim teremos uma pauta definitiva para apresentar ao Governo do Estado”.
Já o Prefeito Arlei, que apresentou algumas ideias, como a da criação de um setor único de projetos para o Conleste, citou alguns setores que poderão ser beneficiados com obras em Teresópolis, para minorar o impacto causado na região pela implantação do Comperj. “Temos que nos preocupar com as questões da segurança, da mobilidade urbana e também do impacto ambiental. Estamos realizando um levantamento das reivindicações para serem apresentadas ao Governo Estadual. Uma das propostas é a melhoria da mobilidade urbana, com a construção de uma ciclovia na Avenida Rotariana, por exemplo”.
Representando a Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça salientou principalmente as questões ambientais, que deverão ser tema dos próximos encontros, além do planejamento da mobilidade urbana e questões na área de saúde.
A próxima reunião do Conleste ficou agendada para o dia 17 de maio, às 14h, em Magé, com os representantes dos 15 municípios que integram o Consórcio: Itaboraí, Teresópolis, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo, Rio Bonito, Silva Jardim, Saquarema e Tanguá.
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário