Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

Posse da nova diretoria da Soarte ( Sociedade dos Artistas de Teresópolis ) e inauguração da exposição 30 anos

Diretores da Soarte, representantes da Prefeitura e da ACademia Teresopolitana de Letras compuseram a mesa
Soarte empossa nova diretoria e inaugura exposição comemorativa de 30 anos


Teresópolis, 14 de maio de 2013 - Na última sexta-feira, 10 de maio, foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a solenidade de posse da nova diretoria da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, com a abertura de exposição coletiva comemorativa pelos 30 anos da entidade. A entidade passa a ser presidida pelo artista plástico Israel Sartini no biênio 2013-2015. O evento fez parte do calendário festivo pelos 25 anos da Casa de Cultura, que continua no próximo fim de semana com mais atrações.

A solenidade de posse da Soarte contou com a presença de diversos amigos, autoridades e convidados, além de uma série de homenagens. Diretores da própria Soarte, representantes da Prefeitura e da Academia Teresopolitana de Letras compuseram a mesa. Muito emocionado, o então presidente da Soarte, Márcio de Paula, fez um discurso de despedida, agradecendo a colaboração e o apoio de todos os integrantes. “Todos foram muito importantes ao longo destes dois anos e eu só tenho a agradecer, tendo a certeza de que a nova diretoria certamente dará continuidade ao trabalho e aos esforços da Soarte em prol das artes”, comentou.

Presente ao evento, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, também destacou a importância da entidade. “Esta é uma noite de festa para a Soarte e também para a cultura de Teresópolis. Afinal, a história da entidade se confunde com a da Casa de Cultura, que completa 25 anos este mês. A Soarte é uma importante entidade e sempre foi uma grande parceira, que merece aplausos pela sua união e força”, ressaltou.
A artista Claudia Viianna e a presidente de honra da Soarte, Edith SidiA ex vice-presidente da entidade, Isaura Célem, entrega diploma ao novo vice-presidente da Soarte, Carlos Veríssimo
Carlos Veríssimo, Wanderley Peres, Márcio de Paula e Edith Sidi, durante o decerramento da placa comemorativa Soarte 30 anosDelmo Ferreira, presidente da ATL, e o artista e fundador da Soarte, Sami Matar
Presidente de honra da entidade, Edith Sidi destacou o trabalho da Soarte, em realizar diversas exposições, revelando e promovendo encontros de artistas e contribuindo também para a formação de público e a disseminação do gosto pelas artes plásticas. O presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira, foi outro que parabenizou a entidade pelo empenho ao longo dos 30 anos de existência.

Já empossado, o novo vice-presidente da Soarte, Carlos Veríssimo, falou em nome do presidente Sartini, ausente por motivo de saúde. “Após 30 anos, fiquei surpreso e feliz ao ser escolhido para assumir esta posição. Espero poder contar com a colaboração de todos e que, em breve, possamos ter mais adeptos ligados à Soarte, inclusive mais jovens. Teresópolis precisa revelar os muitos talentos que possui e que ainda estão escondidos. Para mim, é uma grande satisfação estar participando hoje desta diretoria e me esforçarei para fazer um bom trabalho junto à diretoria da entidade”, comentou o novo vice-presidente, que ainda relembrou a construção da Casa de Cultura, edificação da qual participou do projeto inicial.

Ao longo da cerimônia, foram feitas também diversas homenagens. O nome de Arthur Dalmasso, um dos fundadores da Soarte, foi inúmeras vezes lembrado, assim como sua importância para o desenvolvimento cultural de Teresópolis. Além das homenagens a Arthur Dalmasso, foram entregues medalhas de 10, 20 e 25 anos da Soarte, respectivamente, aos artistas Zorando, Cristina Vianna e Neuza Vasconcelos. Também foram entregues Diplomas Soarte 30 Anos aos artistas José Ramon, Sami Matar, Alexander Robin e Carlos Veríssimo.

Após a solenidade, foi inaugurada a Exposição Coletiva Soarte 30 anos, que reúne trabalhos de cerca de 40 artistas filiados à entidade. Montada na área de circulação da Casa de Cultura, a mostra poderá ser vista ao longo de todo o mês, de segunda a sábado, das 9h às 18h.

A nova diretoria da Soarte é composta por: Israel Sartini (presidente); Carlos Veríssimo (vice-presidente), Marilene Balzi (tesoureira); Neuza Vasconcelos (exposições e eventos), e Homero Borges (secretário).
Neuza Vasconcelos e o ex-presidente da entidade, Márcio de PaulaSecretário Wanderley Peres, no momento da entrega da homenagem ao artista e fundador da Soarte, Alexander Robin
Secretário de Cultura entrega medalha de homenagem a Zorando
Exposição 21 x 25

Vale lembrar que, além da Mostra Coletiva da Soarte, também está exposta na Casa de Cultura a Mostra Coletiva 21 x 25, com trabalhos de artistas plásticos que, de forma afetiva ou profissionalmente, participaram da formação da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Montada na galeria da Casa, a exposição conta com 21 trabalhos, confeccionados por exatamente 21 artistas especialmente escolhidos por terem sua trajetória ligada à Casa de Cultura. São eles: Jorge Nasri, Vanessa Barini, Carlos Veríssimo, Vânia Catarina, José Nasser, Márcio de Paula, Rivika Elyaoglu, Tânia Tolomei, Marina Didonet, Ana Morche, Wagner Queiroz, Álvaro Couto, Vidocq Casas, Carlos Lopes, Cláudio Furtado, Edith Sidi, Ricardo Guarilha, Silvana do Valle, Walter Müller, Carlos Gutierrez e Bet Katona. Visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.
Dezenas de amigos, autoridades e convidados prestigiaram a solenidade e a exposição da Soarte
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário