Teresópolis, 15 de maio de 2015 - Em solenidade formal, alunos, professores, responsáveis e funcionários da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, e da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram da posse e diplomação dos representantes acadêmicos e mediadores das turmas do ano letivo de 2013 da unidade escolar.
Segundo o professor Luiz Carlos Detomi, Diretor do Ginda Bloch, a solenidade de posse foi mais uma etapa do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e que tem como objetivo fazer com que os alunos se sintam como indivíduos atuantes e transformadores no contexto escolar.
“Iniciamos este trabalho com uma palestra em que foi passado para os alunos a ideia de liderança. Para ser um líder não é importante apenas se popular, mas também saber como representar de forma correta e idônea seus pares. A partir daí, desenvolvemos uma série de ações que culminaram na eleição direta dos representantes das turmas”, explicou o Diretor.
As ações desenvolvidas tiveram como meta caracterizar o perfil do representante e destacar suas atribuições, de modo a evidenciar a responsabilidade e os principais aspectos da representatividade. Os eleitos são classificados de duas formas na Escola Municipal Ginda Bloch: Representante acadêmico e o representante mediador. O acadêmico tem como função interagir junto à escola no que diz respeito às questões pedagógicas e de avaliação da turma, enquanto o mediador age em todo o resto.
A aluna Sara Avelino Carvalho, de 13 anos, eleita uma das representantes de turma, disse estar preparada para exercer a função. “Sei que vou receber muitas críticas, construtivas ou não, mas estou preparada para fazer o meu melhor e ajudar os meus colegas”, disse a aluna empolgada.
Giuliana Apicceli, de 14 anos, outra aluna eleita representante de sua turma, destacou a importância da função que acabou de receber. “Vamos representar nossa turma junto à Escola e pretendemos fazer isso da melhor maneira possível. Vou me empenhar para fazer um bom trabalho”, declarou a nova representante.
Através da eleição de representantes de turma, os alunos adquirirem noções de cidadania, de participação política, de trabalho em equipe e controle social, além de demonstrar na prática o papel do cidadão e sua atuação de forma organizada na sociedade.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora Carla Rabello, Diretora de Pedagógica da SME, esteve presente ao evento e destacou a relevância deste trabalho. “Os representantes de turma são o elo entre os alunos de sua classe, professores, direção e orientação educacional da escola. Cabe a eles promover a integração da turma, levando aos interessados os anseios, as aspirações e até mesmo as reivindicações dos colegas. Estamos felizes em ver a Escola atuando no desenvolvimento e no aprimoramento das características de liderança dos estudantes”, finalizou.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário