Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Principais notícias de Teresópolis - Resumo dos releases

Teresópolis RJ
Resumo dos releases_PMT

Com estoque em nível crítico, Hemonúcleo convoca doadores de sangue-Por conta da situação crítica do estoque de sangue, o Hemonúcleo Teresópolis está convocando os doadores de todos os tipos sanguíneos para regularizar a sua reserva. Com uma média de 60 doações por semana, desde abril esse número vem caindo, com o registro atualmente de 20 atendimentos. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade. Devido ao feriado nacional de Corpus Christi, na próxima semana o Hemonúcleo funcionará de segunda a quarta, das 8h às 12h. O endereço é Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e o telefone para mais informações, (21) 3641-5872.

ExpoPampa Teresópolis: leilão de cavalos nesta sexta no Parque de Exposição-Começou nesta quinta-feira, 23, mais uma edição da ExpoPampa Teresópolis. Criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participam de exposições especializadas de cavalo Pampa. O evento reúne cerca de 220 animais. Nesta sexta, 24, acontece o II Grande Leilão Elite da Serra, às 19h, com 30 cavalos selecionados. A sexta ExpoPampa acontece até sábado, 25, no Parque Municipal de Exposição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), com entrada franca.

Carioca de Futsal: Teresópolis enfrenta o América nesta sexta, 24, no Ginásio Pedrão-O Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, recebe mais um jogo do Campeonato Carioca de Futsal. Nesta sexta-feira, 24, o Teresópolis/Comary enfrenta o América pela terceira rodada do returno da competição. O jogo acontece às 20h, com entrada franca. Na última partida, realizada no dia 16, no Grajaú Country Club, o Teresópolis/Comary enfrentou e perdeu para o Botafogo pelo placar de 5x4.

Comemoração dos 25 anos da Casa de Cultura nesta sexta e sábado-A programação comemorativa pelos 25 anos da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras) está chegando ao fim. Nesta sexta, 24, às 20h, acontece o espetáculo Talentos da Casa, com apresentação de alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. No sábado, 25 de maio, data que marca a fundação da Casa de Cultura, a programação é especial e tem início às 20h, com a inauguração do Busto de Adolpho Bloch e homenagens a personalidades que participaram da história do espaço cultural. A noite terá ainda show de chorinho com o músico Geremias Cruz.

Prefeitura e SESC oficializam parceria pela realização do Festival de Inverno 2013-Reunião nesta quarta-feira, 22, oficializou a parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, e o SESC Rio para a ampliação da programação do Festival SESC Rio 2013 no município. Realizado de 13 a 28 de julho, o evento contará com mais de 200 atrações em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A programação cultural está na fase de fechamento. Como acontece em julho, mês de aniversário de Teresópolis, o Festival vai incrementar a programação comemorativa preparada pela Prefeitura para oferecer lazer e diversão a população e visitantes.

Plano Municipal de Cultura aberto à consulta pública-Termina na segunda-feira, dia 27 de maio, a consulta pública da minuta do Plano de Cultura de Teresópolis. O documento vai definir as políticas públicas que nortearão a cultura no município pelos próximos 10 anos. Para ter acesso à minuta, o interessado deve se dirigir à Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras) ou à Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), das 9h às 18h, onde o documento do plano encontra-se disponível. O acesso ao texto base pode ser feito também via internet, através do link Plano Municipal de Cultura de Teresópolis,             especialmente criado para esta tarefa.

Aberto o cadastro para o curso de recepcionista do Pronatec Copa Turismo-Já pode ser feito o cadastro para o curso gratuito de recepcionista em meios de hospedagem do Pronatec Copa, programa de capacitação profissional do Ministério do Turismo. São oferecidas 20 vagas e o interessado deve ter idade a partir de 18 anos e Ensino Médio incompleto. O cadastro prossegue até o dia 6 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, e no Centro de Informações Turísticas da Várzea, localizado na Praça Olímpica. As aulas serão ministradas por profissionais do SENAC Rio.

Prefeitura recupera área do entorno do Mirante da Granja Guarani-A Prefeitura de Teresópolis deu início, esta semana, à limpeza geral do entorno do Mirante da Granja Guarani. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural desde 1988, o Mirante é um importante atrativo turístico e histórico de Teresópolis. Os trabalhos de manutenção fazem parte do processo de recuperação e revitalização da área que, no início do mês de abril, recebeu a visita de dois arquitetos com vistas aos estudos para a preparação do projeto de restauração do complexo.

Seminário Teresopolitano de Turismo nesta terça, 28 de maio-Com coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, acontece na próxima terça-feira, dia 28 de maio, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Alpina, o I Seminário Teresopolitano de Turismo: Aventura e Ecoturismo por Excelência. O evento tem como proposta o fortalecimento da parceria entre Poder Público, iniciativa privada e o terceiro setor, a profissionalização e o desenvolvimento da atividade turística no município. Durante o seminário, será aberta a Temporada de Montanhismo 2013 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Também serão lançadas as campanhas ‘Serra Verde Imperial – cenários e sabores’ e ‘Serra Verde – caminhos de aventura’, iniciativas da Secretaria Municipal de Turismo.

Sakurá leva professores para conhecer realidade de seus alunos- Incentivadas pela Secretaria de Educação, as escolas da rede municipal de ensino estão revendo seus Projetos Políticos Pedagógicos para apresentar as metas a serem atingidas por cada unidade. Seguindo esses parâmetros, a Escola Municipal Sakurá, na Ermitage, inovou em suas ações: levou os seus professores para conhecer onde moram seus alunos e suas diferentes realidades. Os educadores visitaram quatro bairros na periferia da cidade e quatro localidades no interior do município. São comunidades onde mora grande parte dos alunos da Escola Sakurá.

Cônsul do Japão visita Centro Materno Infantil-O Cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Hajime Kimura, esteve nesta terça-feira, 21, no Centro Materno Infantil, na Várzea, acompanhado por auditores do Governo Japonês. O objetivo foi verificar como estão funcionando os equipamentos doados para o Centro de Lactação e o Posto de Coleta de Leite Humano do Município. As unidades foram implantadas graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Programa de Assistência Comunitária do Governo Japonês. Referência no atendimento da mulher e da criança, o Centro Materno Infantil também recebeu recursos do Programa do Consulado do Japão, e adquiriu dois equipamentos para monitorar o desenvolvimento do bebê no útero materno.

Conleste prepara pauta de reivindicações para apresentar aos governos Estadual e Federal-Realizada em 17 de maio, em Magé, mais uma reunião do Conleste - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense. Prefeitos e assessores dos municípios integrantes do Consórcio debateram itens de uma pauta de reivindicações a ser apresentada ao Governador Sérgio Cabral e a Presidente Dilma Rousseff. Teresópolis propôs a criação de uma Câmara de Compensação que beneficie exclusivamente os municípios integrantes do Conleste, no caso das multas ambientais aplicadas ao Complexo Petroquímico e à Petrobras. Isso porque hoje não se sabe ao certo como as compensações são feitas. A próxima reunião do Consórcio foi marcada para o dia 20 de junho, às 10h, em Teresópolis.

Etapa Municipal da Conferência das Cidades aprova propostas e elege delegados para a Conferência Estadual-Realizada na última semana a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, com o objetivo de debater e definir as políticas públicas de habitação, saneamento básico, transporte e política urbana para os anos de 2014 e 2016. Durante o encontro, foram aprovadas dez propostas e escolhidos os delegados que vão defender as sugestões da cidade na conferência estadual, em julho. Elaboração de projeto que contemple o transporte alternativo do interior para a capital; implantação, em curto prazo, de Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos nas comunidades onde existam mananciais, e a criação de centros de atendimento de emergências priorizando o interior do município estão entre as propostas da cidade.

Sine Teresópolis oferece 42 oportunidades de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 42 vagas disponíveis para 17 funções, entre elas, acompanhante de idosos, promotor de vendas, montador de móveis de madeira e atendente de telemarketing. Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Teresópolis participa do 2o Encontro Nacional de Turismo-Teresópolis marcou presença no 2º Encontro Nacional de Turismo na última semana, em Brasília, com o Secretário Municipal de Turismo, Henrique Carregal, e o Subsecretário Eduardo Mielke. O evento marcou as comemorações dos 10 anos de criação do Ministério de Turismo e o lançamento do Programa de Regionalização do Turismo. O objetivo foi inserir a cidade nos grandes programas de investimentos que o Ministério do Turismo realizará nos próximos anos, sobretudo para a Copa do Mundo de 2014.

Moradores reivindicam melhorias em vários bairros-Representantes de associações de moradores de sete bairros da zona urbana participaram na última segunda, 20, de mais una reunião com secretários da equipe de governo do Prefeito Arlei. Os encontros visam dar sequência aos trabalhos de manutenção realizados no município pela Prefeitura. As ações para solucionar as demandas apresentadas pelos líderes comunitários foram agendadas para ter início no menor tempo possível. 

Debate e exposição marcam evento pelo Dia da Luta Antimanicomial em Teresópolis-A Secretaria Municipal de Saúde realizou um evento nesta terça, 21, para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Mesa de debates e exposição de trabalhos artesanais produzidos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Teresópolis fizeram parte da programação. A data marca o movimento de profissionais da saúde mental, de usuários e familiares interessados em reduzir as internações psiquiátricas prolongadas, propondo outros espaços de cuidado aos pacientes, como os ambulatórios ampliados, residências terapêuticas e centros de convivência comunitários.

Quinta Lebrão recebe novas ações da Prefeitura-A Quinta Lebrão está recebendo do Governo Municipal uma série de intervenções que garantem mais infraestrutura e segurança aos moradores do bairro. Obras de contenção, drenagem, asfaltamento, pintura e limpeza vêm sendo realizadas periodicamente por equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos na região. Desde 2010 foram construídos seis muros de contenção nas ruas Seis de Julho, 21 de Abril e Sete de Setembro, além de duas pontes de concreto.

CRAS do Alto faz passeio com a melhor idade-Nesta terça feira, 21, o grupo de Convivência da 3ª Idade, que faz parte das oficinas do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Alto, participou de um passeio de confraternização pelo Circuito Tere-Fri, ao longo da Estrada Teresópolis-Friburgo. O passeio faz parte de um calendário de atividades para a integração social dos idosos.

Parceria garante promoção da saúde bucal aos alunos do Núcleo de Futsal da Prefeitura-Os alunos inscritos no Núcleo de Futsal da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Ginásio Pedrão, estão participando de palestras sobre higiene bucal e prevenção de cárie toda sexta-feira. A iniciativa é resultado de parceria firmada com o curso de Odontologia do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e deverá ser ampliada para todas as escolinhas esportivas da Secretaria. Atualmente a Prefeitura mantém sete núcleos de diversas modalidades esportivas e atividades físicas em funcionamento, na cidade e no interior. Nesses espaços são promovidas aulas de musculação, ginástica para a melhor idade, alongamento, coordenação motora, levantamento de peso, dança sênior, natação, hidroginástica, futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, karatê, judô, jiu-jítsu, taekwon-do, kung-fu e capoeira. Mais informações sobre as escolinhas podem ser obtidas pelo telefone (21) 3641-5516.

Secretário de Cultura e Subsecretário de Serviços públicos recebem Prêmio Lions Serrano 2013-Nove pessoas foram agraciadas com o Prêmio Lions Serrano 2013, em solenidade realizada nesta terça-feira, 21 de maio, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Iniciativa do Lions Clube Teresópolis, a premiação presta homenagem a personalidades com destaque em várias áreas de atuação. Do poder público foram homenageados o Secretário Municipal de Cultura, Wanderley Peres, e o Subsecretário de Serviços Públicos, Tião Corrêa, nas categorias Cultura e Meio Ambiente.

Palmeirinha vence o Torneio Popular Sub-14 de Futsal 2013-Durante o mês de maio, a quadra da Vila Olímpica instalada pela Prefeitura no complexo do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, recebeu o Torneio Popular de Futsal Sub-14. O evento esportivo foi encerrado na última semana, com a equipe do Palmeirinha declarada campeã da competição, o Articular em segundo lugar, Pimentel na terceira posição e o Bom Retiro em quarto. Com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Liga Teresopolitana de Desportos, o Torneio Popular Sub-14 de Futsal 2013 foi organizado pelos desportistas João Campos e José Cláudio.

Consciência Ampla Cultural 2013 chega a Teresópolis em junho-As secretarias municipais de Cultura e de Educação e a Produtora Biruta Idéias Mirabolantes estão finalizando a programação do evento Consciência Ampla Cultural, que será realizado de 5 a 7 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Com o tema 'O Brasil que você ainda nãoconhece', o evento será destinado aos alunos das escolas municipais. Entre as atrações previstas estão oficinas infantis, apresentações de danças regionais, contação de histórias, exposições e shows.

Teresópolis recebe etapa do X-Terra Brazil Tour 2013-Na próxima semana, Teresópolis receberá mais uma etapa do circuito X-Terra Brazil Tour 2013, conhecido festival de esportes de aventura. O evento acontecerá nos dias 1 e 2 de junho no Hotel Fazenda Boa Vida, em Vieira, no interior do município. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.xterrabrasil.com.br. Com organização da X3M Sports Business, a competição tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esportes e Lazer. A etapa contará com provas de triathlon, duathlon, mountain bike e corrida noturna.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário