Exposição do Cavalo Pampa e Mangalarga Marchador reúne expositores em Teresópolis-O evento terá leilão de 30 animais selecionados
Teresópolis, 08 de maio de 2013 – Criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participam das exposições especializadas de cavalos Pampa e Mangalarga Marchador neste mês, em Teresópolis. Entre os dias 16 e 18 de maio, o Parque Municipal de Exposição (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque) receberá a IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. Já entre os dias 23 e 25, também no Parque de Exposição, acontecerá a VI ExpoPampa Teresópolis, com os melhores cavalos da raça.
Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), as exposições contam com o apoio da Prefeitura através do fornecimento do espaço físico e da infraestrutura. São eventos praticamente sem custo para o município.
“Todas as premiações têm origem através da organização das exposições e de seus patrocinadores, sem despesas para a cidade”, ressaltou o Secretário Municipal de Planejamento, Luiz Fernando Souza Filho, que destacou a importância dessas realizações para o município. “Duas exposições de repercussão nacional que trazem para Teresópolis movimentação na economia, através da rede hoteleira, da gastronomia e do comércio”. De acordo com o Secretário, é esperado um número de 200 animais por exposições e cerca de 800 pessoas durante os dois eventos.
Para a segurança de criadores e animais, e seguindo determinação da Secretaria de Estado de Agricultura, os participantes apresentam o exame negativo para a doença infectocontagiosa Mormo. Além disso, durante todo o evento, equipe do Núcleo de Defesa Sanitária, com sede em Nova Friburgo, permanece de plantão para a avaliação clínica dos cavalos.
IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador
A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador ( ABCCMM), e acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Parque Municipal de Exposição, com entrada franca.
O objetivo da exposição é o julgamento nas seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); e morfologia.
Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada. Possuem expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência. Sua pele é fina e lisa, com pelos finos, lisos e sedosos. Esse tipo de cavalo possui um temperamento ativo e dócil.
VI ExpoPampa Teresópolis
A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), e acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Parque Municipal de Exposição, com entrada franca.
O objetivo da exposição é o julgamento nas seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); marcha trotada (sincronismo perfeito no deslocamento dos bípedes diagonais, contidos momentos de suspensão dos quatro cascos); marcha de centro (caracterizada por uma nítida dissociação no deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais e laterais, dificultando a identificação de um bípede dominante); e morfologia.
No dia 24, acontecerá o II Grande Leilão Elite da Serra, com 30 animais selecionados de criatórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A espécie do cavalo pampa chama a atenção pela elegância e variedade de pelagem, sendo que a preto e branco é a mais valorizada do mercado. É muito apreciado pela velocidade e agilidade.
Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário