Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

3º Festival de Cinema Euclides da Cunha de Teresópolis vai até sábado

3º Festival de Cinema Euclides da Cunha de Teresópolis vai até sábado
3º Festival de Cinema Euclides da Cunha vai até sábado

Teresópolis, 13 de setembro de 2013 – Foi aberto na noite de quarta-feira, 11, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, o 3º Festival de Cinema Euclides da Cunha. Promovido pelo Colégio Estadual Euclides da Cunha, através de uma comissão organizadora formada por alunos, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto conta com a participação de quatro escolas do município. O festival vai até sábado, 14, quando será conhecido o grande vencedor, o melhor entre os sete vídeos e/ou documentários inscritos.

Na abertura do festival, o professor George Campista, coordenador do evento, falou sobre a importância do projeto. “Este festival é resultado de um projeto que teve início há três anos e surgiu a partir da vontade dos nossos alunos. Ao longo deste período, 10 vídeos já foram produzidos, entre curtas e média-metragem, mostrando que é possível fazer muita coisa em escola pública. O sucesso deste festival, que já está em seu terceiro ano, é a maior prova disso”, disse George, agradecendo o apoio da Secretaria de Cultura, parceira do evento.

Presente à solenidade, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, parabenizou a equipe. “É uma grande satisfação para a Secretaria de Cultura receber este evento que já está se tornando regular no calendário do município, com a participação de centenas de alunos. Um projeto que começou pequeno, modesto, e aos poucos está crescendo, com grande sucesso. Talvez seja a partir de projetos como este que a gente consiga elevar Teresópolis novamente à condição de cidade dos festivais”, comentou o secretário, que foi responsável pela abertura oficial do festival.

Com duração de quatro dias, o 3º Festival de Cinema do Euclides da Cunha vai até sábado, 14, e inclui apresentações de teatro e música, além da exibição diária de vídeos e documentários, que concorrem entre si na escolha do melhor projeto apresentado durante o festival. No primeiro dia, além da abertura oficial, foram apresentados os dois primeiros vídeos concorrentes: ‘Pimentel, uma família só’, confeccionado pelos alunos do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, e ‘Consumidores’, elaborado pelos alunos do Colégio Único, que encantou o público com o roteiro e os muitos efeitos especiais. Um dos diferenciais do projeto é que todo o festival conta com tradução simultânea em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Compõem a comissão organizadora responsável pelo evento os seguintes alunos: Tracy Petkovic (mestre de cerimônias), Amanda Chaves, Estefany Cristina, Camila Pacheco, Douglas Papera, Rafael, Natália Queirós, Tatiana Costa, Fernanda Aparecida, Carla Furtado, Vitória Costa, Brenda Soares, Ana Carolina Almeida, Isabelle Kloh, Andrezza e Emyline. Confira abaixo a programação dos próximos dias:

12/09 – quinta-feira
19h – Apresentação de dança
19h30 – Apresentação dos vídeos participantes:
- 03/05/13, produzido pela Escola Ginda Bloch
- Flor do Sertão, produzido pela Escola Ginda Bloch
- Eu voltei e agora é pra ficar, produzido pelo Colégio Euclides da Cunha
20h30 – Peça teatral encenada pelos alunos

13/09 – sexta-feira
19h – Apresentação dos vídeos participantes:
- Lampião e os zumbis do sertão, produzido pela Escola Ginda Bloch
- Abandonados, produzido pelo Colégio Euclides da Cunha
19h30 – Banda Space Cake

14/09 – sábado
19h – Apresentação musical com Ariane
19h15 – Exibição do filme ‘O que é felicidade?’
19h40 – Palestra: A magia do cinema, com Marcos Simas
20h – Entrega da premiação do festival
21h – Apresentação musical com Josielly

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário