Teresópolis, 24 de setembro de 2013 – A campanha EJA Solidária, lançada em abril pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, objetiva envolver e cativar seus estudantes em função da Responsabilidade Social, com a ideia de arrecadar garrafas pets de 2 litros cheias de lacres de alumínio, para serem trocadas por cadeiras de rodas a serem doada a pessoas necessitadas. Na tarde desta terça-feira, 25 de setembro, mais uma cadeira - a segunda - foi doada por alunos e professores da EJA.
O diretor da escola municipal Ginda Bloch, professor Luiz Carlos Rodrigues Detomi, explica que a campanha EJA Solidária, que a princípio envolveria alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos, cresceu muito e acabou se tornando uma campanha municipal. “A campanha, a princípio envolveria alunos das escolas municipais que têm EJA, mas acabou extrapolando os muros e até mesmo escolas particulares participaram das doações. Se conseguíssemos o apoio de bares e restaurantes, acredito que conseguiríamos doar até uma cadeira por semana”, explica o diretor.
A campanha EJA Solidária visa arrecadar anéis de latinha de alumínio para serem trocados por cadeira de rodas com o projeto social da empresa Frato Ferramentas, uma das maiores distribuidoras de ferramentas e instrumentação do País, que já distribuiu mais de 800 cadeiras de rodas em cinco anos de campanha. Em julho deste ano a campanha conseguiu sua primeira cadeira, por doação, que foi entregue ao aluno do 7° ano da Escola Municipal Ginda Bloch, Tiago Lima Pimentel.
Agora, a segunda cadeira conseguida com arrecadação dos anéis, foi entregue por indicação de uma mãe de aluno, ao senhor Osvaldo de Paula, de 73 anos, vítima de um aneurisma que limita sua movimentação. “Essa cadeira veio em boa hora. Ela vai ajudar muito no transporte do Oswaldo já que eu precisava pegar uma emprestada toda vez que ele tinha que ir a algum lugar”, explica Maria Lucia de Paula, cunhada e uma das responsáveis pelos cuidados dele.
A coordenadora da EJA no município, professora Ana Paula Coutinho, diz que a campanha vai continuar. “Enfrentamos o descrédito e a desconfiança de algumas pessoas em relação à campanha, mas nada abalou a determinação de nossos estudantes e professores e já estamos próximos da segunda cadeira. Hoje foi escrita uma das mais belas páginas da história da EJA. Uma página repleta de solidariedade, respeito ao próximo e cuidado com o meio ambiente”, comentou Ana Paula.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a EJA conseguiu envolver toda a comunidade escolar com essa campanha e por isso não deve mesmo parar por aí. “A EJA conseguiu envolver estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar na campanha de arrecadação dos lacres e assim tendo a oportunidade de viver o lema da campanha: com pequenas ações de muitas pessoas, nós transformaremos o mundo, parabéns a todos os envolvidos”, felicitou o Secretário.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário