Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Aberto o curso regional do TCE em Teresópolis

Secretários municipais Fábio Cardoso e Carlos Tucunduva com Sandra Maciel e Cláudio Alfradique, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, na aula inaugural do curso ‘Controle Interno’
Aberto o curso regional do Projeto TCE - Escola Itinerante em Teresópolis

Teresópolis, 2 de setembro de 2013 – Ministrada na tarde desta segunda-feira, 2, no auditório da Associação Comercial, na Várzea, a aula inaugural do primeiro curso do projeto TCE - Escola Itinerante, promovido pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O objetivo é capacitar os servidores dos órgãos municipais na área da gestão pública. Nesta etapa do projeto são beneficiados 46 funcionários públicos de 19 cidades da região Serrana Fluminense com um ciclo de seis cursos, que serão desenvolvidos até o dia 23 de outubro.

Os secretários municipais Carlos Tucunduva, de Administração, e Fábio Cunha Cardoso, de Controle Interno, deram as boas-vindas aos participantes. “Esta é uma excelente iniciativa que contribui para o estreitamento das relações entre o Tribunal de Contas do Estado e os municípios.Agradecemos por Teresópolis ter sido escolhida para acolher os municípios participantes”, assinalou Tucuncuva. “Esses cursos promovem a atualização da legislação vigente, aproximando ainda mais os técnicos dos municípios dos profissionais do Tribunal de Contas”, resumiu o secretário de Controle Interno, Fábio Cunha Cardoso, que se matriculou nos cursos, junto com sua equipe técnica.

Com o tema ‘Controle Interno’, o primeiro curso foi aberto pelo professor Cláudio Alfradique, que é analista de controle externo do TCE-RJ. Doutorando em Ciências Políticas e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Alfradique abordou aspectos legais do controle interno e responsabilidade das administrações municipais, entre outros tópicos.

“Os cursos da Escola de Contas e Gestão contribuem para o aperfeiçoamento da máquina pública, para o melhor trato da coisa pública visando a prestação de contas ao Tribunal. Os cursos são ministrados pelos próprios auditores do TCE. Ou seja, quem faz auditoria e analisa a prestação de contas são os mesmos professores que estão em sala de aula e que estão sempre se atualizando”, destacou Alfradique.

A aula inaugural também foi acompanhada pela assessora chefe da Assessoria Pedagógica da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Sandra Maciel de Almeida, doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pela professora Dalva Pinheiro, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. As duas pedagogas representaram, no evento, a professora Paula Nazareth e João Paulo Lourenço, respectivamente, diretora geral e coordenador de capacitação da Escola de Contas e Gestão.

Até o dia 23 de outubro serão ministrados os seguintes cursos: Controle Interno; Admissão, Aposentadorias e Pensões; Procedimentos Prévios aos Contratos Administrativos: Licitação Pública, Atos de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação; Contratos Administrativos; Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público; Prestação de Contas, Tomada de Contas e Tomada de Contas Especial. Encerrando a capacitação, será ministrada a palestra Prestação de Contas e Responsabilidade Fiscal.

Alem de Teresópolis, são beneficiados os servidores dos municípios de Areal, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro, Três Rios e Vassouras.
Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário