Educação de Teresópolis é referência para o estado
Município completa 123 anos e comemora conquistas no ensino
Teresópolis, 1º de julho de 2014 – No próximo domingo, dia 6 de julho, Teresópolis completa 123 anos de emancipação político-administrativa e tem muitos motivos para comemorar, como os ótimos resultados obtidos na área da Educação nos últimos dois anos. A conquista de medalhas na OBMEP - Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (ouro e bronze em 2014, e prata e bronze em 2013), além da excelente colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2012, confirma a melhoria da qualidade do ensino no município. A reforma de 26 unidades escolares desde que o prefeito Arlei assumiu a Prefeitura, a construção da Escola M.Francisco Maria Dallia, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e a contratação de professores também compõem o quadro positivo.
“A Educação é construída e mantida ao longo do tempo. Temos certeza de que melhoramos muito o quadro municipal, mas esta não é e não vai ser nunca uma obra acabada. Nós tínhamos escolas interditadas, mal tratadas, falta de professores, de funcionários de apoio e em grande parte já revertemos esse quadro. Mas esse é um trabalho de continuidade”, destacou o secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
O secretário destacou ainda a satisfação da população com o serviço prestado pela Educação em Teresópolis. “Dentro deste tempo em que estamos à frente da Educação Municipal, conseguimos avançar bastante, temos bons resultados para comprovar essa afirmação com premiações e títulos de reconhecimento estadual e federal e, talvez o mais importante, resultados comprovados pela satisfação da sociedade teresopolitana. Segundo pesquisas e até mesmo nas conversas informais, a sociedade aponta a Educação como o serviço mais bem prestado para nossa população”, pontuou Leonardo Vasconcellos.
Escola de Providência
O secretário frisou que um dos desafios da secretaria é resolver a questão da interdição da Escola M. Aluísio de Souza Silva, localizada em Providência, no 2º Distrito. “Quando assumimos a Secretaria, a escola Aluísio de Souza Silva estava completamente interditada pela Justiça. Entramos de cabeça nesse processo e conseguimos fazer um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de maneira que a concessionária fizesse uma parte da obra na estrada e ficasse uma parte do projeto para a Prefeitura realizar, liberando o acesso à escola sem riscos para os estudantes, já que o problema não é com o prédio, mas com o acesso”, explicou Leonardo.
A parte do projeto que cabe à Prefeitura já foi aprovada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas ainda tem um custo de cerca de R$ 1, 3 milhão. Esse recurso foi incluído no projeto Somando Forças do Governo Estadual e agora o município aguarda a liberação da verba para começar as obras. “De uma situação onde a escola estava totalmente interditada, já conseguimos uma liberação e uma solução para que a unidade possa atender à população. Só estamos aguardando os recursos para executar a obra e liberar a escola”, finalizou Leonardo Vasconcellos.
Atualmente, Teresópolis possui 94 unidades na Rede Municipal de Ensino, entre creches, centros de educação infantil e escolas e atende a 23.988 alunos. No total, 1.543 professores trabalham na rede, sendo 1.487 concursados. Dos 56 professores contratados, 30 firmaram contrato com a Prefeitura para atuarem a partir deste ano.
Também em 2014, a Prefeitura distribuiu uniformes de verão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, compostos de camiseta e bermuda para os meninos e camiseta e saia para as meninas, além de material de papelaria e 4.200 unidades de mobiliário a nove escolas municipais.
Os Números:
26 Escolas Reformadas
94 Unidades de Ensino na Rede Municipal
Distribuição de Uniformes para os 23.988 Alunos da Rede Municipal
1.543 Professores
4.200 Unidades de Mobiliários para 9 escolas
Fotos: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário