GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Quinta-feira, 17 de julho de 2014
Núcleo de Imprensa
Projetos sustentáveis capacitam 582 moradores de 13 comunidades
CDs e DVDs serão transformados em roupas e acessórios
Quinhentos e oitenta e dois alunos dos projetos estaduais Fábrica Verde, EcoModa e EcoBuffet – que oferecem capacitação profissional com foco em sustentabilidade – se formaram nesta quinta-feira (17/7), em uma solenidade no Teatro João Caetano, no centro do Rio. Realizados pela Secretaria estadual do Ambiente, os três projetos são destinados a moradores em situação de vulnerabilidade social em 13 localidades do Estado do Rio.
Durante a solenidade de formatura, a Polícia Civil oficializou a doação de cerca de 200 mil CDs e DVDs piratas apreendidos em uma operação policial para o projeto EcoModa. A ideia é que os alunos do curso utilizem o material para confeccionar roupas e acessórios. Essa é uma iniciativa inédita no estado, uma vez que produtos ilegais apreendidos são destruídos pela polícia.
– Conseguimos uma autorização judicial para doar ao EcoModa os materiais piratas que foram apreendidos, no mês de abril, em uma ação policial. É uma iniciativa interessante porque retiramos material do crime, e, em vez de destruí-lo e contribuir para a geração de resíduos, o destinamos para projetos socioambientes relevantes – explicou a delegada-titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), Bárbara Lomba Bueno.
O EcoBuffet, que possui núcleos em São João de Meriti, Copacabana, Anchieta, Jacarezinho e na comunidade da Chacrinha, na Tijuca, ensina técnicas de aproveitamento integral dos alimentos. O objetivo é reduzir desperdícios e o lixo orgânico produzido nas casas, além de disseminar o conceito de gastronomia sustentável, com inserção social e geração de renda.
Já o projeto Fábrica Verde capacita alunos nas áreas de manutenção e suporte técnico de serviços de informática em oficinas que ensinam a recuperar computadores descartados e reaproveitar componentes desses equipamentos para reconstruir máquinas destinadas a telecentros comunitários, além de promover a destinação adequada do lixo eletrônico. O Fábrica Verde oferece cursos na comunidade da Chacrinha, na Tijuca, na Vila Kennedy e em Bangu.
Presente nos municípios de São Gonçalo, Guapimirim e Paracambi, no bairro carioca de Cordovil e na comunidade da Mangueira, o EcoModa oferece qualificação em moda sustentável, com a utilização de roupas descartadas, retalhos de tecidos, CDs e até lonas de propaganda. Todos os materiais podem ser aproveitados na confecção de novas roupas, bolsas e diversos tipos de acessórios.
– O EcoModa, Fábrica Verde e EcoBuffet são projetos interessantes porque mostram que é possível reaproveitar materiais considerados lixo e transformá-los em produtos lindos, de qualidade e sustentáveis. Ao mesmo tempo, dão oportunidade de revelar talentos e capacitar as pessoas, gerando emprego e renda – afirmou a primeira-dama do estado, Maria Lúcia Horta Jardim, presente à formatura.
Curso para o interior
A expectativa é de que, em agosto, mais 24 áreas carentes do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e interior recebam os cursos. Estão previstos núcleos do EcoBuffet em Nilópolis, na Baixada; do EcoModa, no Complexo da Maré, no Rio, e no município de Angra dos Reis, no Sul Fluminense; e do Fábrica Verde nas cidades de Japeri e Valença, no Médio Paraíba.
– São projetos importantes porque levam atividades sociais e profissionalizantes até pessoas que não teriam acesso. Esses cursos estimulam os alunos a se especializar, desenvolver carreiras e descobrir vocações. Além disso, ensinam noções de cidadania e sustentabilidade – disse o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.
Uma das formandas do projeto EcoModa, a aposentada Maria da Penha de Souza, de 70 anos, já faz planos para trabalhar com confecção de bolsas e acessórios.
– Ter participado desse curso foi a melhor coisa que fiz. Sempre gostei de costurar e lá aprendi várias técnicas diferentes. Minha ideia é começar a fazer bolsas e acessórios para vender. Além de ser uma atividade prazerosa, isso vai ajudar a complementar o orçamento familiar – disse Maria da Penha, que fez o curso na unidade do EcoModa Mangueira.
Fotos: Carlos Magno
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário