GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de julho de 2014
Núcleo de Imprensa
Redes sociais são usadas para informar e compartilhar experiências
Blogs e Facebook são ferramentas de interação mais utilizadas
Na era digital, em que a internet assume um papel cada vez mais inovador e envolvente, professores da rede estadual passaram a adotar as redes sociais como verdadeiras aliadas no processo ensino-aprendizagem. Além de entreter, esses meios de comunicação também se tornaram ferramentas valiosas de interação, seja para a vida social ou até mesmo para o trabalho.
O mundo virtual está presente na vida dos jovens que, desde cedo, já possuem perfil em páginas, como Facebook, Twitter e Google+. Foi por conta disso que docentes perceberam a necessidade de ampliar a realização de projetos no universo online. Há exemplos de sucesso em unidades escolares da Zona Oeste e da Baixada Fluminense e até mesmo em Diretorias Regionais.
Em Campo Grande, no Colégio Estadual Mário Way, o professor de História, Rubem Seabra, criou o blog http://cemarioway.blogspot.com.br/, com o intuito de divulgar as ações realizadas na unidade escolar. A página é alimentada com fotos e vídeos de estudantes e docentes, e tem como objetivo ser uma ferramenta de interação para auxiliar o trabalho feito em sala de aula.
“Sempre gostei desse tipo de interação. Fui orientador tecnológico durante três anos no estado e também fotógrafo. Tenho trabalhos desde o analógico, antes mesmo de tudo se tornar digital. A fotografia valoriza a identidade cultural e a ideia foi trabalhar a autoestima dos alunos. Tanto que publiquei uma redação de um estudante que estava em período de avaliação, porque achei sincero e de coração. Isso mostra a identidade de cada um. É importante valorizar a atividade cultural e sair um pouco da rotina somente de avaliação em sala de aula. Os alunos adoraram a ideia”, disse o professor.
Já o docente de Física e Matemática, João Caetano, do Colégio Estadual Professora Marina Bento, em Nova Iguaçu, foi além das postagens de ações realizadas nas escolas. Ele criou uma página no Facebook intitulada “Exercícios de Recuperação Paralela”. Usando uma ferramenta online chamada “4Shared”, o docente compartilha exercícios que elabora, em forma de arquivos, disponibilizando-os na página para os alunos do Ensino Médio. O número de acessos aumenta diariamente e, segundo o docente, os estudantes estão entregando as atividades propostas dentro do prazo determinado. Para ter acesso à página criada pelo professor, clique no link: https://www.facebook.com/pages/Exercicios-de-recupera%C3%A7ao-paralela/529802643796130?fref=ts.
“Esse tipo de atividade não só facilitou o trabalho do professor, como fez com que os alunos percebessem outras utilidades do Facebook. Além disso, aqueles que não têm acesso à internet estão frequentando cada vez mais o laboratório de informática, aumentando assim o uso do espaço”, contou a mediadora de Tecnologia Educacional, Jussara Costa, que acompanha o trabalho do docente.
Outro exemplo de dedicação à era digital acontece no Colégio Estadual Milton Campos, em Bangu. A coordenadora pedagógica, Priscila Moraes, destaca a importância da divulgação dos trabalhos desenvolvidos e de comunicação com a comunidade escolar. A página disponível no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Col%C3%A9gio-Estadual-Milton-Campos/372500972893869?ref=hl) mostra os eventos que os estudantes participam e que o colégio realiza.
“Desse contato, nascem ideias que sempre estimulam o aprendizado e o bom convívio dentro da unidade. Os alunos se sentem confortáveis para tirar dúvidas e sugerir atividades vinculadas aos conteúdos estudados. Relacionando os três universos - vivência, mundo virtual e espaço escolar - nos aproximamos mais das dinâmicas e do pensamento do aluno, especialmente os mais jovens, já que a escola oferece Ensino Regular e EJA”, destacou a coordenadora.
Outro exemplo vem da Diretoria Regional Noroeste Fluminense. Com um total de 194.320 acessos, inclusive internacionais, o blog já possui mais de mil postagens de programas e ações que envolvem suas unidades escolares. O portal http://www.regionalnoroestefluminense.pro.br/ foi criado visando divulgar os eventos e projetos das escolas e incentivar a troca de ideias e experiências. Na listagem oficial, constam visualizações dos Estados Unidos (14.799), Alemanha (2.666), Malásia (2.530), Rússia (1.172), França (660), China (572), Ucrânia (329), Reino Unido (189) e Portugal (161).
“Esse é um trabalho que merece respeito e um agradecimento especial a todos os envolvidos no processo de divulgação de cada ação das nossas escolas. Ficamos muito felizes em saber que muitas pessoas nos seguem e visualizam nosso bom desempenho”, comentou a diretora Regional Pedagógica, Luciana Coutinho D. Vicente.
Confira abaixo alguns blogs de Diretorias Regionais:
Metro I - http://coordmetro1.blogspot.com.br/
Metro II - http://www.metropolitana2.net.br/
Metro III - http://regionalmetropolitana3.blogspot.com.br/
Metro V - http://coordmetropolitana5.blogspot.com.br/
Noroeste Fluminense - http://www.regionalnoroestefluminense.pro.br/
Norte Fluminense - http://diretoriapedagogicarnf.blogspot.com.br/p/espaco-pedagogico.html
Médio Paraíba - http://www.regionalmedioparaiba.com.br/
Metro I - http://coordmetro1.blogspot.com.br/
Metro II - http://www.metropolitana2.net.br/
Metro III - http://regionalmetropolitana3.blogspot.com.br/
Metro V - http://coordmetropolitana5.blogspot.com.br/
Noroeste Fluminense - http://www.regionalnoroestefluminense.pro.br/
Norte Fluminense - http://diretoriapedagogicarnf.blogspot.com.br/p/espaco-pedagogico.html
Médio Paraíba - http://www.regionalmedioparaiba.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário