GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 28 de julho de 2014
Rio lança Mapa de Ameaças Naturais 2014 nesta terça-feira (29.07)
Trabalho da Defesa Civil do Estado contempla 460 ameaças naturais de desastre mais prevalentes nos 92 municípios fluminenses
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) lança, nesta terça-feira (29.07), o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro 2014, às 14 horas, no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS). O trabalho consiste em representar um diagnóstico das principais ameaças naturais de desastre do território fluminense em relação à prevalência de ocorrência e à magnitude dos eventos adversos causadores de danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos socioeconômicos.
De acordo com o diretor da Escola de Defesa Civil (Esdec), tenente-coronel Paulo Renato Vaz, o Mapa de Ameaças demonstra um panorama dos perigos naturais que rondam o estado.
- Baseados nesta pesquisa, vamos oferecer às 92 Defesas Civis municipais um treinamento específico e intensivo para que elaborem e ponham em prática com antecedência seus planos de contingência para cada uma das ameaças citadas. Estamos não apenas identificando e hierarquizando os riscos, mas também tomando providências, afirmou o diretor.
Referência - A Defesa Civil do Estado do Rio virou referência pelo trabalho de redução de riscos de desastres nas Américas e no Caribe. A primeira edição do Mapa de Ameaças Naturais, lançada em 2012, está entre os cinco melhores estudos do continente na Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastre nas Américas e na Plataforma Global da Suíça, condição avaliada pela Organização das Nações Unidas (ONU). No estudo – que auxilia na diminuição das vulnerabilidades do estado – são destacados os cinco principais riscos de cada cidade, como deslizamento, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outros.
O Mapa de Ameaças Naturais – que cumpre as diretrizes estabelecidas no Marco de Ação de Hyogo (instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres adotado por 168 estados membros da ONU, incluindo o Brasil) – já está servindo de exemplo para outros estados e países.
– Temos o reconhecimento da comunidade científica internacional. Nossa meta é estimular a criação de planos de contingência não apenas no Estado do Rio, adequando as medidas às ações necessárias. Precisamos trabalhar com a preparação para evitar tragédias. Estamos deixando um legado para a população – disse o tenente-coronel Paulo Renato.
Os principais riscos registrados pela Defesa Civil na versão 2014
Na versão 2014 do mapa, os cinco riscos mais registrados no estado são:
- Deslizamentos (18%)
- Inundações (17,8%)
- Alagamentos (14,1%)
- Enxurradas (11,7%)
- Incêndios florestais (8,3%).
- Deslizamentos (18%)
- Inundações (17,8%)
- Alagamentos (14,1%)
- Enxurradas (11,7%)
- Incêndios florestais (8,3%).
Na Região Serrana, por exemplo, municípios como Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis registram entre suas principais ameaças os deslizamentos e as inundações. Já em Bom Jardim, constam as inundações e as enxurradas. Na Baixada Fluminense, Duque de Caxias aponta maior prevalência de inundações e alagamentos; em Mesquita, inundações e enxurradas. Na Região Metropolitana, Niterói registra maior risco de deslizamentos e de corrida de massa (lama/solo); e São Gonçalo, alagamentos e quedas/tombamentos. Na capital, os registros de maior prevalência são os deslizamentos e os alagamentos.
O evento de lançamento do Mapa de Ameaças Naturais 2014 será presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, e contará com a presença de prefeitos e secretários municipais de Defesa Civil de todo o estado.
SERVIÇO
Lançamento do Mapa de Ameaças Naturais 2014
Local: Complexo de Ensino Coronel Sarmento - Av. Brasil nº 23.800, Guadalupe
Data: 29.07 – terça-feira
Horário: 14 horas
Lançamento do Mapa de Ameaças Naturais 2014
Local: Complexo de Ensino Coronel Sarmento - Av. Brasil nº 23.800, Guadalupe
Data: 29.07 – terça-feira
Horário: 14 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário