GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2015
Núcleo de Imprensa
Programa de prevenção a desastres encerra primeira etapa na Região Serrana
Petrópolis foi um dos municípios contemplados pela ação
Até o fim do mês, o programa SOS Habitação, de prevenção a desastres, encerra a primeira etapa em sete municípios da Serra Fluminense. A iniciativa, que é uma parceria entre as secretarias de Habitação e de Defesa Civil, realiza capacitações com líderes comunitários. A ideia é conscientizar famílias na prevenção de deslizamentos e inundações.
Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Areal, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim são os primeiros contemplados pela ação.
- Todas as cidades beneficiadas foram atingidas pelas chuvas de 2011. Este é um projeto-piloto, e nossa intenção é estendê-lo a todo o estado - afirmou o secretário de Habitação, Bernardo Rossi.
Para conter os riscos relacionados a eventos climáticos, o SOS Habitação orienta moradores sobre cuidados com o meio ambiente e com as obras e reformas residenciais que possam tornar as casas mais seguras. Entre as medidas estão dicas de como colocar calhas para evitar acúmulo excessivo de água da chuva e o plantio de árvores em áreas apropriadas.
Mapa Climático
Além da capacitação de lideranças, o programa terá uma segunda etapa, que inclui treinamentos para a formação do corpo técnico da Habitação que atuará, em parceria com a Defesa Civil, no socorro de comunidades em casos de desastres climáticos. A Defesa Civil traçou mapa sobre as ameaças climáticas com 460 eventos apontados pelos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário