Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Hemorio lança aplicativo para conscientizar sobre doação

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Hemorio lança aplicativo para conscientizar sobre doação

Campanhas incentivam a participação das mulheres

Durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece até sexta-feira (27/11), o Hemorio lança o Hemopics – aplicativo mobile de edição de fotos que aplica um filtro nas imagens proporcional ao estoque de sangue disponível naquele momento.

Atualmente, apenas 1,5% da população do Estado do Rio doa sangue regularmente. No Hemorio, o déficit chega a 40%. Para se ter uma ideia da importância da necessidade de doações frequentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 3 e 5% dos habitantes de cada país doem sangue regularmente. No Brasil, este índice não tem ultrapassado 2%.

De acordo com a empresa eMarketer, em 2014, o Brasil é o 6º país em número de smartphones, com quase 40 milhões de aparelhos. Para Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos.

- Temos visto aqui no Hemorio grandes grupos de doadores de sangue que se mobilizam através das redes sociais. Por isso, precisamos atingir essa parcela da população, conscientizando sobre a importância da participação deles na vida de um paciente - disse Luiz Amorim.

Diretor de criação da agência responsável pelo aplicativo, Eduardo Salles ressalta a opção pela ferramenta digital.

- A gente sabe que 44% da população brasileira passam cerca de cinco horas conectada, principalmente em redes sociais, gerando e compartilhando conteúdo com seus amigos. A opção por uma ferramenta digital, que lembra a importância da doação, é um jeito totalmente de acordo com o comportamento dos jovens na rede - afirmou Eduardo Salles.

Como funciona

Por meio do aplicativo, ao tirar uma foto, o usuário saberá o nível de estoque durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, incentivando seus seguidores a participarem do movimento, por meio do compartilhamento da imagem em suas redes sociais. O Hemopics está disponível para download gratuito na AppStore e, em breve, no GooglePlay. O desenvolvimento durou quatro meses e contou com a parceria da ActioLab.

O Hemorio está comemorando a Semana Nacional do Doador de Sangue em sua unidade (R. Frei Caneca, 8 – Centro) e na Cinelândia, amanhã e sexta-feira (27/11). Para mais informações, acesse www.facebook.com/hemoriodoesangue.

Baixada Fluminense tem o maior número de doadores

Levantamento realizado pelo Hemorio identificou o perfil da maioria dos doadores de sangue: homem, com idade entre 18 e 29 anos, morador da Baixada Fluminense ou Zona Norte do município do Rio de Janeiro. 

Além disso, os dados identificaram que os moradores da capital são os mais assíduos na doação de sangue, contabilizando 65,1% do total. A proposta da unidade com campanhas de motivação é expandir o perfil deste doador, incentivando a participação das mulheres.

Segundo dados coletados pela unidade, de outubro de 2014 a outubro de 2015, apenas 32% são doadores de repetição (ou seja, têm o hábito de doar sangue), contra 46% de doadores espontâneos (que vão motivados por campanha ou episódios). Do total, 67% são homens e 36% são jovens de 18 a 29 anos.

Quando analisada as regiões de origem, 27% são da Baixada Fluminense, 18% da Zona Norte, seguidos da Zona Oeste (14%), Centro (6%) e Zona Sul (6%). Outros municípios e regiões da capital somam 29%.

Informações ao doador

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site www.hemorio.rj.gov.br.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário