Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

REGIÃO SERRANA TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICITAÇÃO DO SERVIÇO DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

DETRO- REGIÃO SERRANA TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICITAÇÃO DO SERVIÇO DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS
REGIÃO SERRANA TEM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICITAÇÃO DO SERVIÇO DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

Reunião em Teresópolis conta com participação de 80 pessoas

Na tarde desta terça-feira (17/11), ocorreu em Teresópolis, na Região Serrana, mais uma audiência pública para debater a licitação do sistema de ônibus intermunicipal. Esta foi a décima reunião, de um total de 12, que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), em todas as regiões do estado. Cerca de 80 pessoas, entre representantes da sociedade civil, usuários do transporte, administradores públicos, entidades patronais e laborais, estiveram no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, apresentando suas sugestões e demandas para o transporte intermunicipal de passageiros por ônibus.

As principais questões levantadas na audiência pública de Teresópolis referem-se a proposta de desoneração fiscal e de combustível no interior, a exemplo do que acontece nos grandes centros, e dúvidas sobre como será feita a transição do atual sistema para o modelo licitado.

O presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, destacou que o novo modelo busca focar principalmente no atendimento aos passageiros. “Com a licitação haverá uma mudança de filosofia. Nossa pretensão é reorganizar o sistema de transporte intermunicipal por ônibus com foco no usuário”, afirmou.

Durante o evento, foi apresentado ainda o projeto com os parâmetros para a licitação e as exigências que terão de ser cumpridas pelas empresas candidatas a participar do consórcio, a população local foi informada sobre o novo Serviço de Inteligência e Monitoramento (SIM) do Detro, além dos canais de comunicação do órgão com os passageiros, como Whatsapp Fale Detro (21 - 9856-8545)​ e aplicativo Fiscal de Bolso.

O Governo do Estado já realizou 10 de um total de 12 audiências públicas promovidas para ouvir as demandas e sugestões das populações de todas as regiões do estado. Este é o primeiro passo do processo de licitação que contratará operadores para atuarem no sistema de transporte coletivo público por ônibus no Estado do Rio de Janeiro. O projeto prevê a licitação para empresas ou consórcios por 20 anos e maior integração com os demais modais, racionalizando os trajetos e melhorando o serviço aos usuários. A universalização do ar-condicionado na frota e a implantação de indicadores de qualidade que serão aferidos e acompanhados em tempo real, são algumas das melhorias previstas no edital. A manutenção de um reajuste anual com data-base em janeiro é outro ponto definido, evitando assim possibilidade de aumentos sucessivos. As empresas ou consórcios interessados em participar da licitação terão que cumprir as exigências de qualificação técnica estabelecidas pelo Governo do Estado e a concorrência será definida pelo maior valor de outorga. Este modelo de concorrência é inédito no Governo do Estado.

Angra dos Reis recebe última audiência do interior

Dando prosseguimento ao debate sobre a licitação do sistema de transporte intermunicipal por ônibus, ocorre na próxima quinta-feira (19/11), às 10h, em Angra dos Reis, a décima primeira audiência pública. Cerca de 1000 pessoas já participaram das audiências públicas promovidas nos municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaperuna, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Macaé, Cabo Frio, Três Rios e Teresópolis.

Para participar, os interessados devem cadastrar as perguntas no site do Detro (www.detro.rj.gov.br) e comparecer com um determinado tempo de antecedência no dia da audiência, já que os locais estão sujeitos à lotação. É importante destacar que as demandas só serão discutidas com a presença do solicitante. 

Confira abaixo as datas e locais das próximas audiências públicas no estado:

11ª Audiência Pública – Município de Angra dos Reis
Data: 19 de novembro de 2015
Horário: 10 horas as 13 horas
Local: Auditório da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito - Av. Almirante Júlio César de Noronha, 271 – Bairro São Bento
Capacidade – 85 pessoas

12ª Audiência Pública – Município de Rio de Janeiro
Data: 30 de novembro de 2015
Horário: 10 horas as 13 horas
Local: Auditório da PGE - Rua do Carmo, 27- 14ª andar - Centro
Capacidade - 250 pessoas

Fonte:Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário