Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Posse representantes de turmas no Ginda Bloch em Teresópolis

 Equipes da Secretaria de Educação e do Ginda Bloch participam da solenidade de posse dos representantes de turma
Escola Municipal Ginda Bloch dá posse aos seus representantes de turma


Teresópolis, 15 de maio de 2015 - Em solenidade formal, alunos, professores, responsáveis e funcionários da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, e da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram da posse e diplomação dos representantes acadêmicos e mediadores das turmas do ano letivo de 2013 da unidade escolar.

Segundo o professor Luiz Carlos Detomi, Diretor do Ginda Bloch, a solenidade de posse foi mais uma etapa do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e que tem como objetivo fazer com que os alunos se sintam como indivíduos atuantes e transformadores no contexto escolar.

“Iniciamos este trabalho com uma palestra em que foi passado para os alunos a ideia de liderança. Para ser um líder não é importante apenas se popular, mas também saber como representar de forma correta e idônea seus pares. A partir daí, desenvolvemos uma série de ações que culminaram na eleição direta dos representantes das turmas”, explicou o Diretor.

As ações desenvolvidas tiveram como meta caracterizar o perfil do representante e destacar suas atribuições, de modo a evidenciar a responsabilidade e os principais aspectos da representatividade. Os eleitos são classificados de duas formas na Escola Municipal Ginda Bloch: Representante acadêmico e o representante mediador. O acadêmico tem como função interagir junto à escola no que diz respeito às questões pedagógicas e de avaliação da turma, enquanto o mediador age em todo o resto. 
 Os representantes são empossados durante a solenidade Os representantes são empossados durante a solenidade
A aluna Sara Avelino Carvalho, de 13 anos, eleita uma das representantes de turma, disse estar preparada para exercer a função. “Sei que vou receber muitas críticas, construtivas ou não, mas estou preparada para fazer o meu melhor e ajudar os meus colegas”, disse a aluna empolgada.

Giuliana Apicceli, de 14 anos, outra aluna eleita representante de sua turma, destacou a importância da função que acabou de receber. “Vamos representar nossa turma junto à Escola e pretendemos fazer isso da melhor maneira possível. Vou me empenhar para fazer um bom trabalho”, declarou a nova representante.

Através da eleição de representantes de turma, os alunos adquirirem noções de cidadania, de participação política, de trabalho em equipe e controle social, além de demonstrar na prática o papel do cidadão e sua atuação de forma organizada na sociedade.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a professora Carla Rabello, Diretora de Pedagógica da SME, esteve presente ao evento e destacou a relevância deste trabalho. “Os representantes de turma são o elo entre os alunos de sua classe, professores, direção e orientação educacional da escola. Cabe a eles promover a integração da turma, levando aos interessados os anseios, as aspirações e até mesmo as reivindicações dos colegas. Estamos felizes em ver a Escola atuando no desenvolvimento e no aprimoramento das características de liderança dos estudantes”, finalizou.
Aluna Sara Avelino Carvalho, eleita uma das representantes de turmaGiuliana Apicceli, disse estar ciente da importância da função que acabou de receber
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário