Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Casa do Trabalhador de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, comemora um ano e oferece 500 vagas de emprego

Casa do Trabalhador de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, comemora um ano e oferece 500 vagas de emprego
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Quinta-feira, 17 de julho de 2014
Núcleo de Imprensa

Casa do Trabalhador comemora um ano e oferece 500 vagas de emprego
Unidade já qualificou 20 mil pessoas e encaminhou 15 mil para vagas de emprego

A Casa do Trabalhador de Manguinhos, na Zona Norte do Rio, completou nesta quinta-feira (17/7) um ano de funcionamento na comunidade pacificada. Para comemorar a data, a unidade promoveu uma Feira de Empregos, onde estão sendo oferecidas 500 vagas para rede de lojas, supermercados e restaurantes.

A Casa do Trabalhador funciona como um posto permanente da Secretaria de Trabalho e Renda e possui 10 salas e capacidade para atender 800 pessoas por dia. No total, 20 mil pessoas foram beneficiadas com diversos cursos de qualificação profissional e 15 mil encaminhadas para vagas de emprego. Hoje, a unidade conta com 40 capacitações e 15 parceiros. Entre os cursos mais procurados estão o de Informática e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

– Já realizamos duas feiras de emprego, que colocaram no mercado de trabalho mais de 500 pessoas. As empresas chegam à Casa do Trabalhador para buscar profissionais. A experiência foi tão boa que nos levou a implantar outras unidades. Já levamos os nossos cursos para a Biblioteca Parque da Rocinha e para o CVT (Centro Vocacional Tecnológico) do Complexo do Alemão. A intenção é qualificar, até o segundo semestre, mais 12 mil pessoas com as novas unidades – afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Romay. 

A unidade oferece também serviços como emissão de carteira de trabalho e cadastramento no seguro-desemprego. Em um ano, foram emitidas 3.942 carteiras, e 4.146 atendimentos foram realizados para o seguro-desemprego.

– A Casa do Trabalhador é um equipamento muito importante, porque é um espaço para projetos de vida e que busca a cidadania. A região tinha muitas deficiências, não só em relação à estrutura física. Hoje, tem biblioteca, cinema e a Casa do Trabalhador, que busca qualificação, profissionalização e oferece emprego e renda – afirmou a primeira-dama do estado, Maria Lúcia Horta Jardim, que visitou a Casa do Trabalhador de Manguinhos.

Novas unidades serão inauguradas

A previsão é de que, até o fim deste mês, seja inaugurada uma Casa do Trabalhador na Cidade de Deus, e até setembro uma unidade na comunidade Vila Cruzeiro, na Penha. O planejamento prevê ainda para o ano que vem a implantação de uma unidade no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio.

Samara de Souza Gonçalves, de 21 anos, que hoje é funcionária da Casa do Trabalhador, participou de diversos cursos como de informática e manicure e pedicure. Segundo Samara, o local se tornou muito importante para o desenvolvimento da comunidade.

– Vários moradores de Manguinhos conseguiram emprego graças à Casa do Trabalhador. É muito mais fácil você procurar emprego e fazer um curso dentro da própria comunidade. O projeto não é importante só para mim, mas para toda a minha família, e para a região. O local dá estímulo e oportunidade para as pessoas, que podem se especializar e obter renda extra – afirmou Samara.

Entre os cursos oferecidos estão o de cuidador de idosos, estética, empreendedorismo, manicure e pedicure, depilação, garçom, vigia e porteiro. A entidade mantém ainda oficinas do programa Cozinha Brasil, que ensina o melhor aproveitamento dos alimentos, evitando desperdícios.

Fotos: Carlos Magno e Natasha Montier
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário