Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

Ação cultural movimenta o domingo no Mirante da Granja Guarani em Teresópolis com presença do cartunista Ziraldo

Ação cultural movimenta o domingo no Mirante da Granja Guarani em Teresópolis
Ação cultural movimenta o domingo no Mirante da Granja Guarani
Grande público prestigiou evento, que teve presença do cartunista Ziraldo

Teresópolis, 18 de março de 2014 - Dezenas de pessoas estiveram presentes neste domingo, 16 de março, durante a grande ação cultural realizada no Mirante da Granja Guarani. Iniciativa da Secretaria de Cultura, o evento teve como objetivo marcar a ocupação oficial da Prefeitura de Teresópolis sobre o terreno que abriga o histórico mirante, conhecido também como Quiosque das Lendas. Com duração de uma tarde inteira, a ação se transformou em uma verdadeira festa, com diversas atrações, e contou ainda com a presença do cartunista Ziraldo, incentivador da restauração do mirante. O vice-prefeito Márcio Catão e diversas autoridades também marcaram presença.

“É um grande passo dentro deste importante processo de recuperação do Mirante da Granja Guarani. O Quiosque das Lendas é um dos maiores cartões postais do município e merece esta festa. Mas este é apenas o começo. Com a restauração, o Mirante será devolvido à população e aos turistas para ser apreciado como ponto turístico e histórico. Além disso, o local também servirá para ser utilizado como espaço cultural. Não apenas o bairro da Granja Guarani, mas sim toda a cidade sai ganhando. Foi uma bela festa, prestigiada por todos, e que merece ser comemorada”, vibrou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Além da limpeza e colocação de cerca em toda a área, duas tendas foram montadas pela Secretaria de Cultura ao lado do mirante para garantir o conforto do público, que pôde conferir uma série de atrações. Os músicos Fernando Mello, Arnaldo Almeida – que foi também mestre de cerimônias da tarde –, Marcos André e Ayrton Rebello abriram a festa com um show de forró, mostrando o melhor da música de Luiz Gonzaga e Alceu Valença. 

Logo depois, foi a vez do Trio Bico Seco. Juntos, Inácio, Helcir e Julio Cesar se apresentaram e alegraram o público com sucessos como Gita e Calix Bento. Enquanto isso, a criançada se divertia com a contação de histórias, com as professoras Andréa Sant’Anna e Nara Zeitune, recreação com desenhos e tintas e brincadeiras com o minhocão. E isso sem falar nos números circenses e de malabarismo com o artista Ivo Bernardo. 

Entre o público adolescente, fez sucesso a apresentação do grupo Top Street Dance e dos alunos do curso de dança de rua oferecido pela Secretaria de Cultura, sob o comando do professor Marcelo Cruz. Da mesma forma, também foi bem recebida a performance dos meninos da ADL - Além Da Loucura, representando a Roda Cultural do Alto, que encantaram a todos com muito hip-hop e improviso.
O Trio Bico Seco foi uma das atrações
Subsecretário Arnaldo Almeida, Secretário Wanderley Peres e Ziraldo observam o projeto do Polo de Cultura do Mirante

Ziraldo encanta o público

O ponto alto da tarde foi a intervenção do cartunista e escritor Ziraldo, que, acompanhado pela esposa Marcia Martins, ocupou lugar de destaque. Muito simpático, Ziraldo conversou com o público, posou para fotos, distribuiu autógrafos e exemplares de seus livros e até mesmo cantou ‘Parabéns a você’ em lembrança ao aniversariante do dia, o operador de áudio da Secretaria de Cultura, Ricardo Abreu.

Convidado de honra da festa, Ziraldo foi homenageado pela Secretaria de Cultura, representando todos aqueles que contribuíram para o processo que culminou com a doação do terreno do mirante e a ocupação da área pela Prefeitura. “Todo este evento me emocionou demais. E me sinto muito feliz por estar aqui recebendo esta homenagem em nome de todos aqueles que contribuíram para esta ação. Teresópolis é linda e conheci este mirante por intermédio de minha esposa, Marcia, que passou aqui sua infância. Graças a ela, conheci este verdadeiro patrimônio, de valor incalculável, e, desde então, dei início a uma campanha por sua restauração. Agora, devido aos esforços de tantas pessoas, chegamos a esta ação de ocupação. E logo, logo, espero voltar aqui para ver de perto a restauração do mirante. Parabéns à Secretaria de Cultura por este trabalho incrível e à população de Teresópolis pela sua consciência”, comentou o cartunista.

Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (Amagg), Armindo Gonçalves Coelho estava bastante satisfeito. “Este resultado é incrível. Nossa luta foi incansável e hoje nós, da Amagg, estamos flutuando de felicidade. Afinal, fizemos nosso trabalho, mas, sinceramente, eu não acreditava que chegaríamos a tanto. Com certeza absoluta, só conseguimos chegar até aqui graças ao apoio incondicional de pessoas como o Ziraldo e o secretário de Cultura, Wanderley Peres, a quem devemos muitos agradecimentos. Agora, é aguardar a restauração e ver nosso sonho transformado em realidade”, comentou Armindo que, em nome da Amagg, entregou ao cartunista Ziraldo e ao secretário Wanderley certificados de honra ao mérito da associação.

Ainda durante a ação cultural, foi apresentado um totem contendo informações sobre o mirante e apresentando o projeto do Polo de Cultura da Granja Guarani. O projeto inclui a construção de um prédio administrativo no terreno, anexo ao mirante, garantindo não apenas a integridade do bem tombado, como também a utilização de toda a área como espaço cultural, além, é claro, de ponto turístico.
Wanderley Peres, Márcia Martins e o fotógrafo Ronaldo Câmara, que irá acompanhar todo o processo de restauração do Mirante
A bela tarde de domingo inspirou a visitação ao Mirante
A contação de histórias fez sucesso entre as crianças
A garotada se divertiu com o minhocão
Público aplaude

Entre o público, o sentimento também era de satisfação. “Achei tudo muito interessante. Não moro aqui, mas fiz questão de prestigiar e acho que esta restauração será muito importante para a cidade. Aliás, todos os nossos atrativos merecem esta atenção. Agora, quero voltar aqui para a inauguração do mirante restaurado”, comentou a esteticista Glecia Lima. “Adorei. Todo o evento foi maravilhoso e a recuperação do mirante será fundamental para o fortalecimento do nosso bairro”, elogiou a moradora Monique Souza.

Sobre o mirante e a ocupação

O Mirante da Granja Guarani, ou Quiosque das Lendas, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1988. O terreno, de 1.800m2, já vinha sendo guardado pelo Poder Público desde 2013 e, recentemente foi oficialmente doado à Prefeitura, com ação sacramentada através de escritura já assinada e registrada em cartório. A doação foi realizada em cumprimento à determinação da sentença judicial do processo movido pelo Ministério Público, a pedido da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que requereu a titularidade oficial do imóvel. E, a partir de agora, faltará apenas o trabalho de restauração do mirante em si, obra que será executada pelo Governo do Estado, através do Inepac, responsável pela edificação.

Estudos acerca da restauração já foram realizados e o prazo para a realização da obra será definido pelo Governo do Estado, que já dispõe de verba específica destinada ao projeto. Ao Inepac, já foram repassados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro R$ 500 mil para a reforma do mirante. Além deste recurso, uma Emenda Parlamentar, obtida pela Secretaria Municipal de Cultura junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), através do deputado André Corrêa, inseriu no orçamento estadual de 2014 mais R$ 1,5 milhão, recursos que deverão ser suficientes para a obra de restauração, além de projeto de paisagismo para o entorno e a construção do prédio administrativo para o Polo de Cultura.

Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses. Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.
A movimentação no Mirante foi intensa durante toda a tarde

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Mais fotos:

Vídeo exclusivo Terê Total


Nenhum comentário:

Postar um comentário