Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Eventos culturais movimentam a cidade de Teresópolis até o fim do mês

TERESOPOLIS
Eventos culturais movimentam a cidade até o fim do mês 

Teresópolis, 14 de março de 2014 - A agenda de março da Secretaria de Cultura apresenta uma série de eventos. Além das exposições em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e a participação no evento da Secretaria da Mulher realizado nesta sexta, 14, a programação inclui a ação cultural no Mirante, a ser realizada neste domingo, 16, às 15h, e o festival Grito Rock, previsto para o fim do mês. E ainda o Dia Mundial da Água, do Circo, e os lançamentos dos projetos Memória Digital e Memória Municipal, entre outros. 

A programação do mês começou com as exposições organizadas pela Secretaria de Cultura, voltadas para o universo feminino, e inauguradas no último sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A primeira mostra, ‘Um Olhar feminino’, está exposta na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, incluindo pinturas e gravuras confeccionadas exclusivamente por artistas plásticas. Já a segunda exposição, ‘Mulheres na História’, foi montada no jardim da Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, onde ficou exposta por uma semana, e conta a trajetória das mulheres ao longo do tempo. 

Nesta sexta-feira, 14, a programação continuou com a ação promovida pela Prefeitura na Praça Balthasar da Silveira, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Em formato itinerante, a mostra ‘Mulheres da História’ foi exposta na praça durante todo o dia, como forma de contribuição da Secretaria de Cultura ao evento, seguindo agora para cumprir agenda itinerante nas escolas municipais. Agregando valor, a ação teve ainda a participação do violonista Geremias Cruz, professor de violão da Secretaria de Cultura, e da cantora Martha Rocha. 

Neste domingo, 16, outra ação importante será realizada no Mirante da Granja Guarani, a partir das 15h, marcando oficialmente a ocupação da Prefeitura sobre o terreno onde fica localizada a edificação, tombada pelo Inepac. O evento contará com diversas atrações culturais e com a presença do escritor e cartunista Ziraldo. 

Na segunda, 17, será aberta ao público a nova versão da exposição Memória dos Bairros. Montada em totem permanente na Calçada da Fama, com quatro paineis ilustrados, a exposição mostrará, desta vez, a Reta, incluindo sua história, aspectos sobre seu desenvolvimento e curiosidades. 

No dia 21 de março, sexta-feira, será realizado na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, às 16h, o lançamento do projeto Memória Digital. E no dia 22, sábado, também a partir das 16h, será a vez do plantio de cerca de 100 mudas de resedá, a ser realizado nos fundos da Casa de Cultura Adolpho Bloch e nas margens do Rio Paquequer no trecho que passa pelo local. A ação será uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial da Água

No dia 27 de março, quinta-feira, outros dois eventos movimentam a cidade. Na Calçada da Fama, agentes culturais promoverão uma grande intervenção às 16h, em comemoração ao Dia Nacional do Circo. E à noite, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, será realizado às 19h o lançamento do projeto de Memória Municipal

Na sexta-feira, 28, as atenções vão se voltar para o prédio da Prefeitura Municipal, onde será realizada às 16h a inauguração da Galeria de Prefeitos no hall da Prefeitura. A mesma ocasião marcará também a revitalização da Exposição Prefeitos de Teresópolis, exposta em caráter permanente no segundo piso da Prefeitura. 

Entre os dias 28 e 30 de março, é a vez do Festival Grito Rock, que pela primeira vez será realizado em Teresópolis e vai movimentar a área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Serão três dias de evento, com mais de 40 bandas, vindas de diversas partes do Brasil, que vão se apresentar em palco especial montado no anfiteatro da Praça Juscelino Kubitschek. 

Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o festival seguirá os moldes do Grito Rock Mundo, festival colaborativo e integrado, idealizado pela rede Fora do Eixo e realizado desde 2003 entre os meses de fevereiro e março. Em 2014, o festival chega à 12ª edição, conectando o interior do Brasil e vários países da América Latina, Europa, África e América do Norte. No ano passado, foram mais de 300 cidades integradas ao evento. E, este ano, a meta é alcançar 400 cidades em 40 países. 

Finalmente, no dia 31 de março, Teresópolis sediará o Encontro Regional da Lei de Incentivo na Região Serrana, das 15h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Cultura de Teresópolis, o evento tem como objetivo avaliar a operação da Lei de Incentivo à Cultura e as demandas dos produtores e gestores culturais locais, informar sobre possíveis patrocinadores e esclarecer dúvidas a respeito de questões relacionadas à Superintendência da Lei de Incentivo, órgão do Governo do Estado do Rio. 

“Será um mês repleto de atividades e ainda nem chegamos à metade. São ações que confirmam a movimentação da cultura no município e os esforços da Secretaria de Cultura para atender a demanda de ações culturais. Desde já, são todos bem-vindos a participar conosco”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto - Georgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário